Pesquisar neste blogue

maio 23, 2011

O nosso Planeta - como cada dentada pode afetar a mãe natureza.

Tornar-se vegetariano é uma das ações mais importantes e eficazes que você pode tomar para aliviar a pressão sobre os recursos limitados de nosso planeta, proteger o planeta da poluição, evitar o aquecimento global, e salvar inúmeras espécies de extinção. 

Segundo o Dr. David Brubaker, PhD na Johns Hopkins University's Center for a Livable Future, "A maneira que criamos animais para a alimentação humana é uma ameaça para o planeta. Ela polui o ambiente, enquanto consome enormes quantidades de água, grãos, petróleo, pesticidas e drogas. Os resultados são desastrosos."


Desperdício de recursos

Utilizar grandes quantidades de cereais para alimentar animais, a fim de produzir uma pequena quantidade de carne é um desperdício ineficiente de recursos limitados.



De acordo com o ecologista David Pimentel (Cornell), a proteína animal exige enormes gastos de energia proveniente de combustível fóssil - cerca de oito vezes mais para um montante comparável de proteínas vegetais. 



A indústria da carne é uma das principais causas da depauperação de água doce. De acordo com Ed Ayres, do Worldwatch Institute, "Por todo o mundo, à medida que mais água é desviada para criar porcos e galinhas em vez de produzir culturas para consumo direto, milhões de poços estão secando. Índia, China, norte da África e os Estados Unidos estão sofrendo com déficits de água doce, bombeando os seus aquíferos mais do que a chuva pode reconstituir". [1]

O grande aqüífero Ogallala, um recurso que levou meio milhão de anos para se acumular, estará esgotado em menos de 40 anos. [2] 

De acordo com Ayres, "Deixe de comer um hambúrguer e você vai economizar água para 40 banhos". [3]

Referências

1 Ayres, E. (1999, Nov. 8). Will we still eat meat? Time.
2 Reisner, M. (1986). Cadillac desert: the American West and its disappearing water.
3 Ayres, E. (1999, Nov. 8). Will we still eat meat? Time.


Fonte: tradução do site chooseveg.com.

Sem comentários: