Pesquisar neste blogue

Vegetarianismo - Ecologia da boca para Dentro



EU SOU VEGETARIANA!!!








Porquê o Vegetarianismo?
Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as hipóteses de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem da vida vegetariana, pelos seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
- Albert Einstein -

Sou amiúde confrontada com o porquê da minha "opção" pelo vegetarianismo.
Em primeiro lugar, tenho que confessar uma grande dificuldade em senti-lo como uma opção. É algo que se tornou de tal forma basilar que alimentar-me de outro ser sensível não está sequer em consideração.
Em segundo lugar, sinto que aquilo que comemos influi de tal forma no futuro da nossa espécie e de toda a vida à face da Terra que, sendo opcional - no mais estrito respeito pelas liberdades individuais de cada um, deverá, no mínimo, ser uma decisão consciente e informada. Sinto que só posso afirmar que a minha escolha é livre quando alicerçada num profundo conhecimento do que a minha opção representa. Essa opção é literalmente entre a vida e a morte.
Exerçamos, então, o nosso direito de escolha.
Em consciência.É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer. Entre outras razões para adotarmos uma dieta vegetariana destacam-se as seguintes: anatômicas e fisiológicas; higiênicas, de saúde, econômicas, estéticas, ecológicas, éticas, espirituais e religiosas.


Pelos Animais:
"Enquanto nós próprios formos o túmulo vivo de seres assassinados, como poderemos aspirar a quaisquer condições ideais neste planeta?"
- George Bernard Shaw -
"A arma terrestre mais violenta é o garfo de mesa."
- Mahatma Gandhi -
Quantos de nós teremos noção do que realmente nos chega ao prato? Acredita que poucos. É a nossa humanidade que trespassamos a cada garfada. Os animais criados actualmente para consumo humano vivem existências de profundo e constante sofrimento, enclausurados, raramente ou nunca vendo a luz do dia, praticamente sem liberdade de movimento, numa óptica puramente lucrativa e de maximização do espaço, sujeitos a todo o tipo de privações e práticas brutais que permitam aumentar a produtividade das explorações.Acredito que enquanto explorarmos, torturarmos, submetermos a todo o tipo de práticas brutais e desumanas, e finalmente matarmos, outros seres sensíveis, seja por hábito, vaidade, lucro ou tradição, não nos será possível abolir as mesmas práticas entre humanos.
A banalização da morte e do sofrimento traz mais morte e sofrimento, assim como a prática do amor e da compaixão nos torna seres mais compassivos.
A escolha é SUA!



Pela sua Saúde:
"Os Homens cavam as suas sepulturas com os próprios Dentes e morrem mais destes Instrumentos fatídicos que das Armas dos seus Inimigos"
- Thomas Moffett, Melhoria da Saúde, 1600 D.C -
"A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
- Arthur Schopenhauer -
Em poucas palavras, nós somos o que comemos!
Não acredite em tudo o que ouve. Ser vegetariano não implica ter uma dieta desequilibrada.
Está mais do que provado que o vegetarianismo é benéfico para a saúde.Não obstante a quantidade de químicos ministrada aos animais para os manter vivos até ao momento do abate, é quase garantido que numa dieta não vegetariana estará a alimentar-se de animais doentes, ou produtos deles derivados, assim como dos resíduos do que lhes foi ministrado. Por outro lado, o consumo de gorduras saturadas e o colesterol presentes nos alimentos de origem animal, inexistentes numa dieta vegana, estão, entre outros factores ligados à alimentação omnívora, directamente relacionados com o surgimento de doenças responsáveis por grande parte das mortes no mundo, dito desenvolvido. Doenças cardiovasculares! Cancro da próstata! Cancro do cólon! Obesidade!
Exagero?
Infelizmente a lista não se fica por aqui. Similar impacto tem vindo a ser detectado em relação aos cancros da mama e do pulmão, diabetes, hipoglicemia, esclerose múltipla, úlceras, artrites, pedra no rim, hipertensão, e um nunca mais acabar de maleitas, de guerras que vamos perdendo todos os dias e que eram em muitos casos evitáveis.
Conseguem imaginar os recursos consumidos pela doença e o seu combate?



Pelo Ambiente e aspectos Humanitários:
"Vive de forma simples para que outros possam simplesmente viver"
- Mahatma Ghandi -
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
- Albert Einstein -
Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.
- Victor Hugo -

Os números valem mais que mil palavras... reconhecem que o passo mais importante que um indivíduo pode dar no sentido de salvar o planeta é tornar-se vegetariano.
"Nós não herdamos a terra dos nossos antepassados, tomamo-la emprestada dos nossos filhos"
Essa opção é literalmente entre a vida e a morte. Exerçamos, então, o nosso direito de escolha. Em consciência.


REFLECTE!
- Pensa a respeito dos Animais.
- Pensa a respeito do teu corpo.
- Pensa sobre a Terra.
- Despe-te de preconceitos e evita ideias convencionais.
- Considera o impacto das escolhas alimentares no mundo ao teu redor.
- Sobre vegetais, um boi consome muito mais vegetais do que um vegetariano.
- Sobre fazermos parte da cadeia alimentar, gostaria de saber qual outro animal cria suas presas?



"Que Todos Sejam Alimentados, Que Todos Sejam Curados, Que Todos Sejam Amados"
- John Robbins -

• Finalizando •
O senso comum diz-nos e no fundo sabemos que os nossos amigos animais têm o mesmo tipo de sentimentos e desejos que nós e que não devemos matar nem ferir outros para os comermos.
Ajude a atingir o reconhecimento mundial que os animais merecem; eles podem sentir dor, podem sofrer e nós temos a responsabilidade em pôr um ponto final nesta crueldade em todo o mundo.
Aquele que se preocupa realmente em melhorar a si mesmo e com o destino da humanidade não se satisfaz apenas com teorias. Sente necessidade de promover mudanças positivas que influenciem a ordem do mundo. Isto significa que devemos mudar CONCRETAMENTE nossas vidas naquilo que vamos percebendo como o melhor, e não ficar apenas no proselitismo.



Podemos não fazer a diferença para todos os animais, mas fazemos a nossa parte.
- Como o beija-flor que tenta apagar o incêndio de uma floresta, somente porque somos uma minoria que tenta fazer algo, nosso esforço é inválido?
- Como o menino que recolhia as estrelas-do-mar que estavam na areia e as devolvia ao mar?
Para quê esse esforço?!?!?



Sei q não vou mudar o Mundo mas tento melhorar e me preocupo.
Sei q não posso apagar todos os incêndios, sei que não posso salvar todas as estrelas-do-mar mas... podemos fazer muita diferença!





A escolha é minha.
É sua.
É de todos nós.
Cabe-nos decidir em que mundo queremos viver e que legado pretendemos deixar aos nossos filhos.
Sabemos fazer melhor, estou certa!





"Pensamos demasiadamente e
Sentimos muito pouco…
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."
Charles Chaplin -