Pesquisar neste blogue

junho 01, 2010

Movimento verde? Ecologia da boca para dentro!

Angelica Nicoletti
Foto: Divulgação
 Expert no assunto, o empresário e nutricionista George Guimarães. Foto: Divulgação
Em tempos de propostas ecologicamente corretas, tem havido destaque para questões veganas, que consiste na não ingestão de alimentos e consumo de produtos de procedência animal. Expert no assunto, o empresário e nutricionista George Guimarães fala sobre esse estilo de vida que vem ganhando popularidade entre os jovens e interessados em busca de qualidade de vida.



Quais são as principais diferenças entre o vegetariano e o vegano? 
O termo correto para o que é conhecido como vegetariano é protovegetariano, referindo-se àqueles que consomem não apenas vegetais, mas também ovos e laticínios, ou seja, são pessoas que são ‘quase’ vegetarianas. Já a aplicação correta do termo vegetariano é, portanto, a uma pessoa que não consuma qualquer ingrediente de origem animal. Quando a pessoa vai além da alimentação e também exclui do seu modo de vida outros produtos animais como o couro, a lã, a seda, os cosméticos que contenham ingredientes animais ou que tenham sido testados em animais, dá-se a ele a classificação de vegano.


Aliás, se uma pessoa vegana não usa nada de procedência animal, se ele tiver de entrar em um carro com banco de couro, ele entrará?
Sim, um vegano entraria em um automóvel com banco de couro, pois isso não caracteriza consumo. Mas uma pessoa ques egue o movimento não compraria um automóvel com banco de couro, pois nesse caso estaria fomentando essa indústria uma vez que destinou o seu dinheiro a ela.


Quais são as principais celebrities veganas no mundo e no Brasil? 
Não temos celebridades veganas no Brasil. No exterior são muitas. Um exemplo é o músico Moby, que esteve em turnê no Brasil durante o mês de abril. Outros nomes são Alicia Silverstone, Pamela Anderson, Chrissie Hynde, Paul McCartney, Heather Mills, Joaquin Phoenix, Natalie Portman. Essas personalidades ajudam muito na divulgação da filosofia vegana, mas não podemos dizer que são as principais divulgadores, já que existem no mundo centenas de organizações e milhares de ativistas trabalhando para difundir a mensagem.


Há dados sobre a adesão ao movimento vegano? 
Não temos esse tipo de estatística no Brasil. Nos Estados Unidos, pesquisa do Vegetarian Resource Group aponta que 1% da população do país declara adotar um modo de vida vegano.


Qual é a faixa etária predominante dos veganos. Por quê? 
Essa mesma pesquisa aponta que os universitários e as mulheres entre 20 e 30 anos representam a maior fatia de adesão ao veganismo. Isso se justificaria por ser a fase da vida na qual as pessoas estão mais abertas a mudanças e, no segundo caso, mais preocupadas com a saúde.


E no Brasil?
Por meio de observação, eu diria que a maioria é formada por jovens entre 15 e 25 anos de idade. Muitos podem se inspirar no veganismo para seguir os colegas, mas isso é uma oportunidade de conhecer os argumentos, o que fortalece a probabilidade de darem continuidade à escolha.
É verdade ou mito que algumas vitaminas só são encontradas em alimentos de procedência animal?
A única vitamina que é exclusiva dos produtos de origem animal é a vitamina B12. Todos os demais nutrientes essenciais à nutrição podem ser obtidos com uma alimentação baseada exclusivamente em alimentos vegetais.




Confira entrevista em vídeo, aqui!

Sem comentários: