Pesquisar neste blogue

junho 15, 2010

Lixo deixado por moradores atrai porcos para comunidades de Niterói

Lixo deixado por moradores atrai porcos para comunidades de Niterói. Foto: Guilherme Santos.
Moradores de Niterói estão apavorados com quantidade de porcos circulando pelas ruas da região. Na Rua São José, no Cubango, os suínos vão procurar restos de alimentos, antes dos lixeiros passarem pelo local, e alastram a sujeira por toda calçada. Com a facilidade de achar sobra de comida, os porcos estão se proliferando com rapidez.

Pedro Paulo, de 50 anos, mora na Rua Soares Miranda, no Fonseca, bairro que também é atingindo pelos animais. O peixeiro afirma que os residentes do local são os principais culpados por isto que está acontecendo. Ele argumenta que os porcos só pioram o estado do lixo e conta que já observou diversos acidentes.
"Já vi os animais sendo atropelado e revirando lixo. Porém, o pior responsável por esta imundice das ruas são os moradores, porque eles jogam o lixo um dia antes e não no dia que o lixeiro passa", explica.
Além de ser uma ameaça a saúde das pessoas, os porcos trazem consigo outros animais para aproveitar a sujeira como rato, baratas e cachorros. O comerciante Hélio Soares, de 57 anos, declarou que os porcos são vistos em grande número e trafegam normalmente pelas vias dos bairros sujando as calçadas.
"Eles vêm de cima, lá da Praça do Cubango, são mais de 10 todos os dias. Eles passam por aqui piorando as condições da rua", constata o dono de uma loja no local a mais de sete anos.
Os animais não são "privilégios" somente do Cubango e do Fonseca, eles também estão em Santa Rosa e Barreto. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a prefeitura de Niterói já fez a captura de vários animais e liberou uma verba de R$ 9 mil para a compra de dois kits, com pistola e zarabatana. O agentes do zoonoses estão passando um treinamento e por isto o processo de apreensão destes bichos só irão voltar daqui a 10 dias.

Sem comentários: