Pesquisar neste blogue

junho 27, 2010

Carl Lewis e o veganismo

File:Save The World Awards 2009 show06 - Carl Lewis.jpg
Quando eu cresci em Nova Jersey, eu sempre gostei de comer legumes e fui influenciado pela minha mãe, que acreditava na importância de uma dieta saudável, embora nós comêssemos carne regularmente, pois meu pai assim o queria. Na Universidade de Houston, comia carne e tentava controlar o meu peso de forma errada, abdicando de algumas refeições. Frequentemente, eu não tomava o café da manhã, comia um almoço leve, e depois satisfazia-me no jantar-pouco antes de ir para a cama. Não era só o fato de pular refeições que estava errado na dieta, mas a maneira como fiz é a pior forma porque o seu organismo precisa de quatro horas para digerir a comida antes de você se deitar.
Em maio de 1990, decidi mudar a maneira que eu comia depois que percebi que controlar meu peso por pular refeições não era bom para mim. No espaço de poucas semanas, eu conheci dois homens que mudaram minha maneira de pensar e comer. O primeiro foi Jay Cordich, o homem do suco, o qual encontrei na estação de rádio de Houston, onde trabalhei no início da manhã. Ele estava lá para falar sobre sua juicer, que faz sucos frescos de frutas e legumes. Ele disse que se uma pessoa beber pelo menos meio litro de suco espremido na hora, todos os dias, vai aumentar sua energia, fortalecer o seu sistema imunológico e reduzir o risco da doenças. Poucas semanas depois, ao fazer publicidade para uma competição em Minneapolis, encontrei Dr. John McDougall, um médico que ensina sobre a ligação entre a boa nutrição e saúde, o qual estava promovendo seu mais recente livro. Dr. McDougall me desafiou a assumir o compromisso de uma dieta vegetariana e, então, pô-la em prática.
Lembro-me claramente da decisão tomada em julho de 1990 para me tornar um vegano. Eu estava competindo na Europa e comi uma refeição de salsicha espanhola no sábado e na segunda-feira seguinte comecei a dieta vegana. A coisa mais difícil para mim,foi mudar os meus hábitos alimentares de pular refeições e passar a comer durante todo o dia, o que é muito mais saudável. Também cortei o sal e assim o substituí pelo suco de limão, para [realçar] o sabor.
Na primavera de 1991 – oito meses depois de começar a ser vegan – eu estava me sentindo apático e pensei que talvez fosse necessário adicionar a proteína da carne em minha dieta. Dr. McDougall, no entanto, explicou que minha apatia era devido à minha necessidade de mais calorias, porque eu estava treinando muitas horas por dia, e não porque eu precisava de mais proteína animal. Quando eu aumentei o consumo de calorias, eu recuperei minha energia. Eu estava bebendo cerca de 700 ml de suco por dia. Eu não comia lacticínios. E eu tive o meu melhor ano como atleta de toda minha vida!
Você tem controle total sobre o que você coloca em seu corpo. Ninguém pode forçá-lo a comer aquilo que você não quer comer. Eu sei que muitas pessoas pensam que uma dieta vegetariana – e, especialmente, uma dieta vegana – exigirá sacrifício e renúncia. Jannequin Bennett demonstra neste livro que a alimentação vegetariana não tem que ser insípida e enfadonha. Como ela diz, “comer uma dieta vegana é uma forma verdadeiramente indulgente de vida, porque os veganos regularmente partilham dos melhores alimentos que a natureza tem a oferecer.” Aqui estão receitas que vão animar o seu paladar. A propósito, algumas das minhas próprias receitas estão incluídas.
Tenha em mente que a alimentação vegetariana exige um compromisso de cuidar do seu próprio corpo e de agir de forma responsável para com o mundo ao seu redor. A maioria de nós não está ciente de quantos danos fazemos aos nossos corpos e ao nosso mundo por causa da maneira que nós comemos. Eu desafio você a escrever tudo o que comer e beber durante uma semana. Você provavelmente vai se surpreender com a quantidade de salgadinhos que você come, as diferentes formas em que o leite e o queijo são uma parte de sua dieta e, o pior de tudo, quanto fast food que você consome.
A maioria dos lanches tais como biscoitos, salgadinhos, doces, batatas fritas ou refrigerantes são alimentos altamente processados, que perderam muitos de seus nutrientes. Pior ainda, a maioria desses alimentos são carregados de gordura, sal e produtos químicos. Por exemplo, um saco de 1,5 gramas de batata frita sabor churrasco tem o mesmo número de calorias que uma batata média cozida, mas 70 vezes a quantidade de gordura e 20 vezes a quantidade de sal. Queijo e outros produtos lácteos são carregados de gordura saturada (obstruidora arterial) e colesterol. A maioria dos queijos recebe de 70 a 80 por cento de suas calorias da gordura.
Você tem que ter um cuidado especial quando comer em restaurantes de fast food. À medida que o consumo do não saudável fast food aumentou, também cresceu a obesidade, que está agora em segundo lugar, somente atrás do tabagismo, como principal causa de morte no Estados Unidos. Eric Schlosser relatou em Fast Food Nation [Nação Fast Food], que a taxa de obesidade entre as crianças americanas é duas vezes mais elevada hoje qua a vinte e cinco anos atrás. Além disso, parece que onde as pessoas comem o insalubre fast food, cinturas começar a se expandir. Entre 1984 e 1993, por exemplo, o número de restaurantes de fast food na Grã-Bretanha dobrou. De forma igual, cresceu a taxa de obesidade entre os adultos. Pessoas acima do peso eram uma raridade no Japão. O Fast food chegou há trinta anos atrás, e hoje um terço de todos os homens japoneses acima de trinta anos estão com sobrepeso.
Kenneth "Gogen" Williams: Click here to visit Vegan Muscle PowerSeu corpo é seu templo. Se você alimenta-lo corretamente, ele será bom para você e você vai aumentar a sua longevidade. Ser bom para seu corpo, porém, requer empenho e determinação. Comecei a comer uma dieta vegana por razões de saúde e continuei principalmente por causa disso. Outros adotaram essa dieta por razões de ordem ética ou espiritual. Quaisquer que sejam as suas razões para comer uma dieta baseada em vegetais, Very Vegetarian [o livro em que está contida esta introdução] vai ajudá-lo a fazê-lo com estilo e bom gosto.
Introdução de Carl Lewis para o livro Very Vegetarian, livro co-escrito com Jannequin Bennett.  Traduzido no Google, com alguns ajustes. Texto original
Willian Frederick Carlton Lewis ou simplesmente Carl Lewis (Birmingham, 1 de julho de 1961), é um ex-atleta dos Estados Unidos que ganhou 10 medalhas olímpicas, nove das quais de ouro, e 10 medalhas nos campeonatos mundiais de Atletismo, oito das quais de ouro, em uma carreira que se estendeu de 1979, quando ele alcançou uma posição na classificação mundial, até 1996, quando ele ganhou seu último título olímpico e subseqüentemente se retirou das pistas. Em 2009, foi nomeado embaixador da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação ligada a ONU.

Sem comentários: