Pesquisar neste blogue

junho 02, 2010

Alfacistas ou Alfa(s)cistas ?

...
Os pretensos defensores das plantas – que eu jocosamente chamo de “alfascistas” (conjunção de “alface” com “fascista”) – na verdade guardam parentesco com os relativistas e os realistas políticos. Como os primeiros, diante da impossibilidade de justificar seus desvios éticos, buscam apontar o dedo acusador para seus críticos, julgando que os erros que eles também cometem – mesmo que apenas presumidos – eximem-nos de responsabilidade pelos seus próprios erros. Como os realistas, sugerem que a impossibilidade de chegar a padrões mínimos de moralidade e ética não apenas invalidam a busca por estes padrões, como justificam a ação totalmente desvinculada de ambos.

Geralmente a questão vem na forma da afirmação: “os vegetais também são seres vivos”. É aqui que começa a se mostrar a fragilidade de seus “argumentos”. 
...
A outra forma mais famosa de confrontar os vegetarianos é dizer: “os vegetais também sentem”. Essa, que na verdade é a questão central, não é de melhor valia para os alfascistas


...
 "Alguns indivíduos, dada a antipatia desenvolvida, deixam-se tomar por um reacionarismo antivegetariano e aderem a categorias sociais como os “alfacistas”, que se empenham em criticar destrutivamente, ridicularizar e desqualificar o vegetarianismo e o veganismo. Por esses motivos, a imagem dos vegetarianos sai bastante arranhada e a conscientização torna-se bem mais complicada."


tudo o que precisamos saber sobre @s chamad@s "alfacistas" (nome que tem a variante "alfascistas", numa alusão ao fascismo), pessoas que afirmam "defender" as alfaces e fazem provocativas apologias ao livre consumo de carnes -- das quais elæs enfatizam o consumo das vermelhas.
in Manifesto Vegano
por Helenice











[respeito+aos+animais.jpg]Aos reacionários "alfacistas"
Alguns dirão que eu não deveria perder tempo prestando satisfação aos reacionários que falam que sentimos "peninha das vaquinhas", mas fica essa imagem de mensagem para qualquer ocasião em que alguém venha me dizer uma besteira do tipo.







Sem comentários: