Pesquisar neste blogue

maio 17, 2010

Ultramaratonista Scott Jurek é Vegano!

Vegano quebra recorde americano de quilometragem em corrida de 24 horas
O atleta vegano Scott Jurek quebrou o recorde americano na "Maratona Internacional de 24 Horas", que aconteceu em Brive, na França, ao correr 266 km durante um dia inteiro.

Mark Godale, que até então era o recordista na maratona, enviou um e-mail público a um jornal de Seattle, cidade-natal de Jurek, elogiando o novo recordista. "Marcar um novo recorde americano de 24 horas é uma grande conquista", disse Godale. "Jurek tem um grande coração e muita coragem. Parabéns a ele e a toda a equipe para seu grande sucesso em Brive".


E com certeza o novo recordista não deixou somente Godale ou os americanos felizes. Todos nós vegetarianos estamos muito orgulhosos!

Jurek sempre se alimentou de carne e batatas, mas pouco antes de ingressar na faculdade descobriu a dieta vegana e conseguiu, com sucesso, abandonar todas as carnes e derivados de animais.

O colunista do jornal The New York Times, Mark Bittman, decidiu fazer uma corrida curta com Jurek para ver qual é a preparação dele. Antes do exercício, os dois comeram uma salada grega com tomate, pepino, azeitona; um prato com tofu, vegetais e missô; e quinua com molho de caju.

O maratonista também declarou ao jornal que consome vitaminas de castanhas e frutas, que possuem em média mil calorias. Come bastante batata doce, tofu e tempeh, combinados com feijão.

"Nada disso é estranho", disse Jurek. "Se você voltar a 300 ou 400 anos, verá que carne era reservada para ocasiões especiais ou para aquelas pessoas que trabalhavam duro. Lembre-se: todo corredor de longa-distância precisa se tornar vegano, ao menos durante o período de competição. Seu corpo não consegue digerir muito bem gordura ou proteína", finaliza na entrevista.

Fonte: Ecorazzi


O Ultramaratonista  Scott Jurek foi apresentado recentemente pelo reporter do  New York TimesMark Bittman. Embora possa ser surpreendente encontrar um ultramaratonista que também é um vegan, Jurek diz que o seu segredo para ter sempre energia suficiente é simples: consumir calorias suficientes. 
Jurek, que venceu a Spartathlon 153 milhas em 2008, come salteados com legumes e tofu, misô, quinoa, tofu, tempeh, grãos integrais, batata doce e salada grega com azeitonas e algas. Comer devagar, o ultramaratonista concentra-se em consumir uma dieta "rica em carboidratos, com suficiente proteína e gordura". 
A dieta de Jurek não foi sempre saudável. Ele cresceu com produtos enlatados, massa de biscoitos e fast food. Jurek fez uma mudança na faculdade depois de perceber a relação entre o estilo de vida e doença.

1 comentário:

Tes Saloniki disse...

Boa noite.

seu artigo foi divulgado no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos.

Não deixe de conferir em: http://planetavegetariano.blogspot.com/2010/05/ultramaratonista-scott-jurek-e-vegano.html

TES