Pesquisar neste blogue

abril 13, 2010

Razões para ser vegan:

Vaca abatida para remoção de couro
Vaca abatida para remoção de couro


 Animais não são roupas
Quando se fala em exploração e crueldade animal a primeira coisa que vem à nossa mente é a exploração relacionada à alimentação. Não é difícil adivinhar o porquê: produção de carne é a atividade que mais mata animais no mundo. Assim, quando alguém decide viver uma vida mais ética e decide parar de contribuir com o sofrimento de animais inocentes, em geral, a primeira atitude que tomam é adotar o vegetarianismo parando de comer carne. Essa é, sem dúvida, uma grande decisão e que produz um grande impacto nessa realidade de exploração animal. Contudo, alimentação não é a única forma de exploração animal. Milhões de animais são mutilados e abatidos anualmente para a produção de roupas e acessórios de vestuário.
Esse é o resto do seu casaco de pele
Esse é o resto do seu casaco de pele
Assim como não faz sentido moralmente que produzamos sofrimento desnecessário em seres sencientes para agradar o nosso paladar – já que em termos nutricionais é possível viver muito bem sem o consumo de carne e produtos de origem animal; também não faz sentido que mutilemos e matemos animais para nos vestir - já que dispomos de uma variedade enorme de tecidos e produtos sintéticos utilizados em vestuário.
A produção de peles é uma atividade cruel e repreensível. Animais utilizados para extração de pele são confinados em jaulas e privados de todas atividades que eles normalmente realizariam em seu habitat natural. Além disso, o confinamento gera stress e é doloroso para os animais. A indústria de peles utiliza métodos grotescos de abate como eletrocução anal ou genital e envenenamento. Algumas vezes, no entanto, esses métodos falham e animais são esfolados ainda vivos.
A produção de couro e lã não é menos cruel que a de peles. Além da produção de couro estar associada a criação de gado para o consumo de carne, ou seja, comprando couro você está financiando atividades de criação e abate de animais para o consumo de carne, animais criados primariamente para produção de couro são abatidos de maneira mais cruel que para produção de carne. Assim como com raposas, focas, e chinchilas, as vacas destinadas à produção de couro algumas vezes são esfoladas ainda conscientes.
Isso sem contar com o uso de peles e couros exóticos como de jacarés, cobras, ursos, focas, zebras. Esses animais na maior parte das vezes são caçados de maneira ilegal, sem nenhum controle sobre métodos de abate e na maior parte das vezes sem nenhuma preocupação com o dano ambiental causado.
Seres humanos, seja por necessidade de se proteger do clima ou por necessidade cultural de se cobrir e ornamentar, precisam de roupas. Contudo, animais não são “produtores” de couro e de pele para prover as nossas preferências de moda. Ninguém necessita de produtos de couro, lã ou pele, e ainda que nós precisássemos, já dispomos de um grande número de produtos sintéticos de grande qualidade, muitas vezes igualmente eficazes e mais baratos. Por que, então, proporcionar sofrimento a um grande número de animais para que tenhamos roupas da moda? Mais uma vez, não consigo encontrar nenhuma razão moralmente válida para isso.
O fato de não haver justificativa para o uso de animais para vestuário é mais um importante motivo para ser vegan

Sem comentários: