março 29, 2010

Você sabe o que é ortorexia?


São aquelas pessoas maníacas por comida saudável.

Ortorexia é definida como um distúrbio de alimentação marcado por uma fixação por uma alimentação saudável, ou seja natural, sem químicas, agrotóxicos ou aditivos. Ortoréxicos teriam obsessão pela escolha e preparo dos alimentos e tentariam impor seus hábitos a quem conviver com eles. Esse problema poderia estar ligado a algum transtorno obsessivo-compulsivo ou sinalizaria início de anorexia


Sabemos que cuidar da alimentação é extremamente importante, mas devemos estabelecer um limite, para que isso não se torne uma obsessão.
Essas pessoas não conseguem comer fora de casa preocupados com a qualidade do alimento que possa ser servido. Alimentos industrializados, com conservantes, com corantes, etc, passam longe do cardápio destes indivíduos que, em geral, consomem apenas comida natural, crua ou vegetariana.
Em geral o distúrbio atinge mais as mulheres entre 20 a 30 anos e afeta muito sua vida, pois deixam de participar do convívio social e devido ao fato de restringirem muito sua alimentação, não ingerem uma série de nutrientes essenciais ao seu organismo.
Principais sintomas:
  • gasta muito tempo pensando no que vai comer;
  • não poupa recursos quando o assunto é alimentação saudável;
  • não ingere nada que seja preparado por terceiros ou industrializado (enlatados, embutidos, comida congelada, com conservantes, corantes, adoçantes);
  • não frequenta festas, jantares, churrascos, etc;
  • não consome alimentos como carnes, leite, arroz branco.

Portanto ao observar que você ou algum conhecido seu está levando a tentativa de ter uma “vida saudável” além do limite, procure um médico psiquiatra e um nutricionista, pois nesse caso, o trabalho de uma equipe multidisciplinar se faz necessário.

Fonte

Sem comentários: