fevereiro 11, 2010

Grupos proibidos de usar animais


Comissão Preparatória do Carnaval quer realizar uma festa ordenada este ano
Fotografia: Kindala Manuel
A Comissão Provincial Preparatória do Carnaval de Luanda proibiu a exibição de animais domésticos no interior da Avenida 4 de Fevereiro, durante os dias 14, 15 e 16, de maneira a não perigar a integridade física dos foliões e do público presente.
Em entrevista ao Jornal de Angola, Manuel Gonçalves, membro da organização do Entrudo na capital, revelou igualmente que está expressamente proibido os integrantes dos grupos desfilarem com motorizadas e outros equipamentos que podem colocar em risco os presentes, sem a prévia autorização da Comissão Preparatória do Carnaval.
Segundo Manuel Gonçalves, além dos animais se tornarem agressivos no meio da multidão, a presença destes é, também, um sacrifício para os próprios.
“Verificamos nas últimas edições do Carnaval de Luanda que algumas pessoas vão à Marginal com cães e gatos fantasiados, o que é mau, pois estes podem ficar agitados e ferozes devido à presença das pessoas”, disse.

Prémios 

Quanto ao valor dos prémios para os cinco primeiros grupos classificados das classes A e B, de adultos, e C, infantil, do Carnaval de Luanda, a Comissão Preparatória adiantou que é o equivalente em kwanzas a 148 mil dólares, mesma importância atribuída o ano passado.
O primeiro classificado da classe A, destacou, vai receber o equivalente a 30 mil dólares, o segundo a 20 mil dólares, e os três últimos a 12, 10 e oito mil dólares, o que perfaz um total de 80 mil dólares.
Segundo a classificação apresentada pela Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), os vencedores da classe B vão receber 15 mil, 10 mil, 6 mil, 5mil e 4 mil dólares, respectivamente, num total de 40 mil dólares disponibilizados para esta classe. Já na categoria infantil os valores são de 10 mil, 7 mil, 5 mil, 3 mil e 500 e 2 mil e 500 dólares, num total de 28 mil dólares.

CAN atrasa preparativos

O envolvimento dos grupos carnavalescos nas actividades ligadas ao Campeonato Africano das Nações, CAN Orange-Angola 2010, que o país realizou de 10 a 31 do mês passado, criou um atraso na preparação de algumas agremiações, especialmente na gravação das suas músicas.
A apresentação pública do disco com as canções do Carnaval, marcada para ontem, na Liga Africana, foi adiada porque, segundo uma fonte da APROCAL, os grupos que participaram no CAN ensaiavam todos os dias e ficaram sem tempo para realizar outras actividades.
A fonte informou que de momento todos os grupos já estão em estúdio, para gravar as suas canções, um processo que, possivelmente, é concluído hoje.
“Outro atraso verificado está na entrega de uma capa de processo, com documentos sobre o grupo, incluindo o seu historial, que devia ser entregue até segunda-feira, mas que só agora é que alguns o têm feito”, acrescentou a fonte.
A Comissão Provincial Preparatória do Carnaval de Luanda convocou todos os grupos a comparecer sábado, às 14 horas, no ensaio geral, a decorrer na avenida da Marginal, de maneira a facilitar na demarcação do local.

Sem comentários: