Pesquisar neste blogue

janeiro 15, 2010

Cristianismo puro antropocentrismo!

Nas aulas de histórias que tive na minha infância eu lembro até hoje de uma aula sobre conceitos de antropocentrismo e teocentrismo. Basicamente foi explicado a diferença dos dois pensamentos e qual a sua relação com a sociedade.

Primeiro vamos relembrar as teorias:
"O antropocentrismo que vem do Renascimento, é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. É normal se pensar na ideia de "o homem no centro das atenções."
"Teocentrismo é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por Ele e por Ele é dirigido. Opõe-se ao Antropocentrismo, Biocentrismo e ao Humanismo."



Com o andamento da aula foi ensinado de forma genérica que antropocentricos são basicamente ateus e os teocentricos basicamente os cristões (vamos resumir o assunto no plano ocidental do planeta e pela maior religião dessa área).

Na época não questionei, fazia sentido, mas hoje parando um puco para pensar "será que o cristianismo de fato é teocentrico?"

Como escrito acima o antropocentrismo considera o homem o centro do universo e se você parar pra pensar as religiões cristãs fazem isso. Não analisarei a bíblia, não possuo conhecimentos válidos para isso, mas o que é ensinado para os fiéis. Por exemplo, até onde sei é ensinado a teoria da criação, onde seu deus criou o mundo, animais e o homem "a sua imagem e semelhança" e que tudo no planeta seria destinado a sua existência (talvez não seja ensinado com essas palavras, mas é isso). Bom agora pense, esse não o pensamento mais voltado pro homem que existe? Quer dizer, tudo foi criado para o ser humano, ele tem direito a tudo e ainda por cima foi criado a semelhaça de seu criador, em outras palavras é tão belo, inteligente e poderoso quanto ele.



Posso até ser questionado com relação a esse ponto de vista, mas muitas vezes quem me questiona é que meu deu lenha pra esse raciocínio, como muitos sabem sou vegano (quem não consume nada de origem animal) e quando comento isso com algum religioso cristão, sejam católicos, evangélicos, etc, sempre vem a mesma argumentação egoísta e antropocentrica "mas deus fez os animais para nos servir de alimento" ou "a vaca da leite naturalmente, deus fez ela assim", é ou não um pensamento irracional esse. Quer dizer "tudo é para os humanos, temos direito a tudo, até a maltratar e matar animais inocentes para saciar nossa gula". E detalhe, a vaca realmente da leite mas é para seu filho e não para os humanos, imaginem principalmente as mulheres, você engravida (forçadamente e artificialmente) , tem seu bebê e no ato do nascimento já é separada dele sem nem ver seu rosto e depois enfiam 2 canos em seus seios e ficam sugando todo seu leite e isso tudo sem sua permissão. Isso é o que acontece com as vacas leiteras, elas vivem em média 75% a menos do que fossem criadas livres. Agora pergunto, isso é certo? Seu deus te dar permissão para isso?



Conclusão, a religião cristã basicamente é o antropocentrismo puro mascarado de teocentismo, que utiliza um deus para justificar seus atos torpes e imundos sem ficarem com a consciência pesada, afinal se você pensar conscientemente e utilizar a ética e o bom censo como pilares para seu raciocínio verá que isso é errado. E mais uma vez repito o que disse, não analisei a bíblia e sim o que é nsinado pelas religiões cristãs, afinal até onde sei esse livro "sagrado" ensina sobre paz e amor, então é só somar um mais um e verá que de fato o que é ensinado hoje estar errado.

Temos que abrir nossa mente e questionar toda a pervesão da sociedade e suas organizações.
E mais uma vez em meu blog repito esse grande ensinamento.

"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."

Pythagoras
Até a próxima.

Sem comentários: