Pesquisar neste blogue

janeiro 01, 2010

Como NÃO ser vegetariano/a, segundo a Globo


Não é sempre que a TV Globo traz reportagens manipuladas, como foi o feliz caso dos restaurantes veganos*, mas muitas de suas notícias são tão parciais e manipuladas que temos a impressão de que a manipulação jornalística lhe é uma necessidade, para não perder patrocinadores e para evitar induzir @s telespectadoræs a pensar o suficiente para largar a televisão ou pelo menos a emissora.

Numa época de avanços dos Direitos Animais e do vegetarianismo, a emissora prestou mais um de seus desserviços ao taxar o vegetarianismo de algo "que inspira muito cuidado". O vegetarianismo que a emissora abordou não é algo livre de crueldade nem é nutricionalmente sustentável.
Vejam a lamentável reportagem que a emissora divulgou no Jornal Hoje no último dia 14 sobre como não ser um/a vegetarian@ segur@ de seu hábito alimentar.


Resumo da reportagem -- vegetarianismo segundo a Globo:

Você seria capaz de adotar o vegetarianismo como hábito alimentar? Pense bem... O vegetarianismo é um hábito alimentar que inspira muita cautela, uma vez que a carne é uma preciosíssima e quase imprescindível fonte de nutrientes.


Para ser um/a "vegetarian@" saudável, continue consumindo leite e ovos. E nem assim há segurança porque a carne tem bem mais nutrientes do que a alimentação vegetariana. Se você é grávida ou uma criança ou adolescente, cuidado! O vegetarianismo é um risco para você!


Você, mesmo que ainda não boicote produtos testados em animais, é vegan@? Cuidado, tome suplementos (a reportagem não mostra que suplementos são esses) senão a falta de B12 irá destruir você!


A família de Fulana foi obrigada por ordem médica a parar o vegetarianismo. Sua família passou a ser mais feliz voltando a comer carne.


Você é vegetarian@? Azar o seu, só lamento.

A reportagem inspirou mais medo do que segurança em quem está tentando o vegetarianismo. Bem ao estilo "se você tomar uma vida de consciência, será terrível para você". Repararam também que não foi entrevistad@ nenhum/a especialista em alimentação vegetariana?

Obrigado, Globo, por mais uma reportagem tendenciosa, por mais uma tentativa de sabotar os avanços da nova consciência, por preferir plantar e regar a alienação e a falta de consciência em sua audiência.

Você leitor/a, desinfete-se da influência negativa trazida pela Globo. Entre no site da Nutriveg, consultoria em nutrição vegetariana, ou procure @ nutricionista respeitador/a do vegetarianismo mais próxim@ de você.


*Curiosidade: a reportagem dos restaurantes veganos foi ao ar no programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, às 7h25 da manhã (6h25 em estados sem horário de verão).



Robson Fernando
Consciência Efervescente

Sem comentários: