Pesquisar neste blogue

março 12, 2014

Fernanda Tavares revela: “Sou a louca do ecofriendly”

Embaixadora da campanha pelo fim dos testes cosméticos em animais, a top falou com exclusividade para Glamour sobre seu envolvimento com causas de sustentabilidade e da relação dos filhos com o assunto
"Na minha casa, defesa de animais e causas do tipo são uma questão de diálogo com a família" (Foto: Lucas Fonseca)
"Na minha casa, defesa de animais e causas do tipo são uma questão de diálogo com a família" (Foto: Lucas Fonseca)

Desde que foi estrela de uma campanha internacional do Peta em 2003, Fernanda Tavares virou queridinha de ONGS com causas ecológicas. Em seus perfis de redes sociais (Facebook e Instagram), ela faz questão de divulgar toda hora sua participação, a fim de convidar mais adeptos. Agora, a top é uma das embaixadoras da campanha de combate à violência dos animais em laboratório, em parceria com a HSUS (The Humane Society of the U.S). Além de Fernanda, Fiorella Matheis e Gisele Itié explicam a causa num vídeo lançado na última segunda-feira (11) (aperte o play abaixo para conferir).

)

Desde que foi estrela de uma campanha internacional do Peta em 2003, Fernanda Tavares virou queridinha de ONGS com causas ecológicas. Em seus perfis de redes sociais (Facebook e Instagram), ela faz questão de divulgar toda hora sua participação, a fim de convidar mais adeptos. Agora, a top é uma das embaixadoras da campanha de combate à violência dos animais em laboratório, em parceria com a HSUS (The Humane Society of the U.S). Além de Fernanda, Fiorella Matheis e Gisele Itié explicam a causa num vídeo lançado na última segunda-feira (11) (aperte o play abaixo para conferir).

O objetivo é que o Brasil junte-se a outros países e crie uma lei federal que torne crime a prática dos testes de cosméticos em animais nos laboratórios, como acontece na Índia e União Europeia.  Com exclusividade para Glamour, Fernanda falou sobre seu envolvimento com a campanha:

Você já se envolveu em outras ações ecológicas antes. Como começou seu interesse por essa causa em específico?
Sempre gostei de me envolver nessas coisas, acho importante, sabe? Se a gente pode fazer algo para melhorar qualquer problema que seja em prol de causas assim, por que não fazer, né? E tudo veio para mim no momento certo. Quando houve aquela polêmica do Instituto Royal com testes em beagles, eu fiquei revoltada. Justamente na época, o HSUS me chamou para estrelar a campanha. Gostei da proposta de associar minha imagem a uma causa tão nobre e aceitei, sem nem pensar duas vezes.

Você tem dois filhos, um de seis anos e um de um ano e três meses. Na sua casa, causas como defesa de animais são assuntos constantes?
Não é que a gente fale sobre isso toda hora. Meus filhos não sabem que a mãe deles vive engajada nessa causa, mas eles já começam a entender a conscientização. Por exemplo: meu filho estava brincando com um jogo de video game que precisava matar um porquinho para comer. Eu questionei “filho, pra quê matar o porquinho?”. Ele me questionou se a gente não come carne de porco e eu disse que, aqui em casa, não. Nenhum dos dois nunca comeu carne. Eu não proíbo, apenas nunca ofereci, mas se quiserem comer, também não vou brigar com eles. A mesma coisa se encaixa na questão de adoção de animais. Já explico pros meus filhos que não precisamos pagar R$ 1 mil num cachorrinho de shopping, se podemos adotar um que está abandonado. É tudo questão de diálogo.

Se uma empresa poderosa no mundo inteiro te chamar para uma campanha, mas a marca faz testes em animais ou algo que não seja ecologicamente correto, você topa o trabalho?
Não! Tenho 18 anos de carreira e isso já aconteceu anos atrás, claro. Não pensava como penso hoje. Mas atualmente me envolvo totalmente nessas causas. E se dou meu rosto, minha imagem, para essas campanhas, não seria hipócrita de fazer nada que fosse contra meus princípios. Um exemplo é pele: hoje eu me recuso a fazer, porque sou totalmente contra o uso.

Sendo assim, quais suas saídas quanto ao uso de produtos de beleza? O que você usa que é ecologicamente correto?
Infelizmente no Brasil não temos tantas opções que sejam totalmente certinhas. Mas busco comprar muita coisa lá fora. Em moda, adoro Stella McCartney e outras empresas que prezam por todo um processo que deixa o couro ecológico. No que diz respeito a beleza, tenho comprado muita coisa quando saio do Brasil. Hoje parei para ver meu nécessaire e me dei conta que até meu creme dental é sustentável. Enquanto outras pessoas compram produtos de Duty Free e outlets, eu corro pras lojas “verdes”. Sou a louca do ecofriendly (risos).

Com exclusividade para Glamour, Fernanda abriu seu nécessaire e mostrou os produtos de beleza que usa no momento:

Produtos usados pela top e apresentadora (Foto: divulgação)



1. Pasta de dente Tom's Of Maine.
2. Base Naked Skin Urban Decay.
3. Sabonete líquido Ekos Castanha do Pará, da Natura.
4. Spray hidratante Urban Decay b6
5. Óleo de Argain Cris Dios.







Sem comentários: