Pesquisar neste blogue

junho 15, 2010

Movimento combate o 'especismo'

Criada pelo filosofo australiano Peter Singer, a luta contra o "especismo" vem crescendo em todo o mundo. Trata-se de um movimento contra a discriminação dos animais, da mesma forma como se condena o racismo e o sexismo, entre os humanos.

Segundo especialistas no assunto, especismo é a discriminação baseada unicamente na diferença das espécies. "As pessoas pressupõem que os interesses de um indivíduo de outra espécie animal são de menor importância pelo mero fato de pertencer a um determinado grupo. Quem discrimina os animais acredita que a vida de um membro da espécie humana tem mais importância do que a vida de qualquer outro ser", defendem.

O movimento pelos direitos dos animais considera que todos os animais, humanos ou não, merecem viver de acordo com sua própria natureza, sem serem feridos ou abusados.

Seus principais objetivos são abolir a exploração e o abate de animais para consumo ou uso humano - recomendando o vegetarianismo-, fim da exploração de animais para entretenimento - circos, touradas, zoológicos -, e o fim da utilização de animais em experimentos científicos.

Fonte: odiario.com

Sem comentários: