Pesquisar neste blogue

junho 02, 2010

Histórias interativas educam as crianças quanto à preservação da fauna e dos habitats

Ele é um tucano com poderes mágicos. Ela é uma gaivota esperta e magricela. Desde março, as histórias de Eusébio e Katarina estão no site Travessuras do Eusébio. Pegando carona no interesse das crianças pela internet, a jornalista Vanessa Aragão criou um site de literatura infanto-juvenil para ensinar conceitos de meio ambiente para uma turma entre 7 e 11 anos de idade.
“Vamos aproveitar a semana Mundial do Meio Ambiente para chamar a atenção deles de maneira divertida. As crianças podem escrever a continuação das aventuras do Eusébio e mandar para o blog do tucano. A mais legal é ilustrada e publicada no site”, explica a jornalista. O tucano mágico é separado da mãe quando foge de uma queimada na floresta, e ela é capturada por traficantes de animais. A nova história no site levanta a questão: o que as pessoas devem fazer quando encontrarem um animal silvestre?
“ Recebemos a colaboração de um menino de Goiânia com esse assunto e achamos bacana publicar. O Eusébio leva uma bolada na cabeça e desmaia no meio de um campo de futebol. Muitas pessoas não sabem o que fazer. Queremos mostrar que levar os animais para casa não é a coisa certa”, diz Vanessa Aragão. O site tem recebido a colaboração de leitores de diversas regiões do Brasil, como Goiânia, Paraná, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
“ Ainda não tivemos nenhum texto de São Paulo”, destaca a autora. O Travessuras do Eusébio tem sido recomendado por veículos de educação e tecnologia devido ao potencial pedagógico do projeto. A nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro, mostra que cerca de 28 milhões de pessoas (30%) gastam mais de duas horas por semana lendo textos de internet. Enquanto 45% da população estudada admitiu não ter lido livro algum nos três meses anteriories a pesquisa.
Nesse cenário, a interatividade do site é uma estratégia para formar novos leitores. “ A experiência de ter os textos lidos por uma infinidade de pessoas em blogs ou sites é muito rica para o desenvolvimento escolar das crianças. Além disso, o site é uma ferramenta que pode ser utilizada de várias maneiras em sala de aula, com professores e alunos construindo uma história conjunta que discuta assuntos ligados ao meio ambiente”, exemplifica a pedagoga Daniela Bessa.
Apesar de explorar os recursos da internet para chamar a atenção da galerinha, o projeto não pretende estimular o hábito das crianças passarem horas em frente ao computador. “Nossas atividades estão disponíveis apenas para impressão. A ideia é que o site seja uma ferramenta de interação entre pais e filhos. Eles podem imprimir os desenhos para colorirem juntos, montarem o boneco do Eusébio, entre outros como os labirintos e sete erros.
“ As outras atividades contribuem para os alunos desenvolverem sua capacidade psicomotora. Sem falar na presença dos pais, que desempenham papel importante para a formação do perfil de leitor das crianças”, acrescenta Daniele Bessa.
Além de protagonizar as histórias no site e no blog, o tucano Eusébio pode ser encontrado também em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. E se alguém precisar de uma mãozinha para resolver aquelas dúvidas que rolam nos corredores da escola, é só pedir uma dica para o boné mágico do Eusébio – um presente do grilo sabido para ele não se perder por aí.
Mais informações no site Travessuras do Eusébio.
via ANDA

Sem comentários: