Pesquisar neste blogue

junho 16, 2010

Filmagem mostra crueldade na caça às baleias norueguesa

ONG divulgou imagens de baleeiro lançando arpão em baleia, animal sofre durante 2h antes de morrer.

Imagens da campanha baleeira da Noruega foram divulgadas pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês). O vídeo mostra um baleeiro norueguês 'Rowenta' usando arpões explosivos para matar as baleias em 23 de maio. A tripulação passa 22 minutos tentando se certificar de que a baleia está morta. O mamífero sofre por cerca de duas horas e depois é atingido por um outro arpão lançado pelo navio norueguês, quando finalmente morre. O vídeo, em inglês, pode ser visto no site do The Guardian.
“Este filme demonstra claramente que a caça de baleias é grosseira, não confiável e desumana. Chegamos a testemunhar o navio ‘Rowenta’ lançando um segundo arpão numa baleia minke mais de duas horas depois. Portanto, é possível que essa baleia tenha sofrido terríveis feridas por mais de duas horas antes de finalmente morrer. Essa não é a maneira esperada de uma moderna e civilizada sociedade como a norueguesa tratar animais. E certamente não é algo que a Comissão Internacional da Baleia (IWC, na sigla em inglês) deveria considerar legitimizar”, diz a gerente do Programa de Mamíferos Marinhos da WSPA, Joanna Toole.
A Noruega é um dos três países que desafiam hoje a proibição internacional à caça de baleias, datada de 1986. Desde que retomou a caça comercial de baleias, em 1993, a Noruega já matou mais de 8,5 mil baleias, apesar da crescente oposição da população norueguesa. Na semana que vem a IWC deverá deliberar sobre uma proposta controversa que permitiria à Noruega matar mais 6 mil nos próximos dez anos, oficialmente suspendendo a proibição da caça.
“Milhares de noruegueses, assim como nós, são contra essa indústria cruel e desnecessária. Precisamos agora que a comunidade internacional condene a caça da Noruega, e não a endosse”, disse o diretor da Sociedade Norueguesa para Proteção dos Animais, Carl-Egil Mastad.
Muitos grupos de proteção animal no país e no mundo estão renovando seus pedidos para que o público participe do abaixo-assinado online pedindo ao Primeiro-Ministro norueguês, Jens Stoltenberg, que pare a caça comercial de baleias.
“O governo norueguês alega receber poucas críticas sobre sua caça de baleias. É hora de provarmos que ele está errado", afirmou o veterinário da NOAH, Siri Martinsen. "Sem pressão, a Noruega não vai reduzir sua caça nem levar em consideração o sofrimento dos animais. Precisamos que as pessoas falem em nome das baleias a fim de fazer o governo repensar suas políticas de caça."

Sem comentários: