O cão Davi trocou bifes suculentos por tomates, bananas e pipocas. Veterinária explica que ração vegetariana deve ser balanceada. Luciana Rossetto em São Paulo Estava magro, desnutrido e tinha feridas na pele causadas por uma doença chamada sarna negra, que não é transmissível ao homem. Atualmente, Davi mora com Cárdia e sua mulher em uma casa na Vila Mariana. "Para mim, seria um contra-senso salvar um animal, mas ter de matar outros para sustentá-lo."
saiba mais A dieta do animal é complementada com uma ração vegetariana, à base de legumes, que contém alguns nutrientes sintéticos encontrados apenas em carnes, como a vitamina B12. "Minha maior preocupação era ter certeza de que a dieta não faria nenhum mal para o bicho. Conversei com veterinários e descobri que não teria problema nenhum", diz. Ele garante que o cão é dócil e aposta que a dieta vegetariana contribui. "Ele é mais manso que meu gato, que ainda mora em Americana. Tenho mais medo que roubem ele do que a minha casa, porque ele é dado com todo mundo", diz. "Se não fosse pela alimentação, talvez nem a pele nem a personalidade dele seriam assim."
"Eles são vegetarianos. É claro que eles comeriam carne e iriam adorar, mas é possível criá-los de forma vegetariana", diz. "Muita gente acha que vegetarianos só comem alface e tomate, e não é assim. As refeições são balanceadas, com muitos vegetais, legumes, tubérculos, cereais e frutas", afirma Márcia. Ração vegetariana A veterinária Fernanda Fragata, diretora clínica do Hospital Veterinário Sena Madureira e especialista em alimentação animal, também ressalta que, por instinto, cães e gatos são potencialmente carnívoros. Ela explica que os animais de hoje, alimentados apenas com ração, possuem sobrevida maior do que antigamente, quando bichos de estimação se alimentavam com restos de comida. "Não dá para dizer que ração vegetariana faz mal e ainda é difícil saber se podem provocar problemas no futuro, já que para os animais a melhor proteína é a de origem animal", diz. "O organismo do animal aproveita melhor a proteína de uma ração feita com frangos do que com soja, por exemplo. Há o receio de que o alimento não seja tão bem aproveitado por eles, mas as vitaminas e minerais são similares." Fernanda explica que é importante observar se a ração possui vitamina B12, no caso de cães, e taurina, em alimento para gatos. Segundo Fernanda, se a ração tiver a quantidade de proteína adequada e for balanceada, o animal será bem alimentado. | |||||
Fonte: www.g1.globo.com |
A posição dos direitos animais é a de que não temos nenhuma justificativa moral
para explorar os não-humanos, por mais “humanitariamente” que o façamos.
O objetivo dos Direitos Animais é a Abolição do uso dos animais.
(c) Gary L. Francione
Pesquisar neste blogue
abril 24, 2010
Pit bull adere ao veganismo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário