Pesquisar neste blogue

abril 01, 2010

GEDA - Grupo de Estudos de Direitos Animais

geda-logoO Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA) consiste em palestras-debates mensais realizadas desde novembro de 2007, sempre com temas específicos a cada evento. Voluntários apresentam artigos, livros ou capítulos selecionados sobre direitos animais, e os discutem com os demais participantes. Excepcionalmente, não há referências bibliográficas quando o convidado apresenta sua própria experiência.
Para aperfeiçoar a habilidade de cada indivíduo e favorecer uma discussão eficiente, técnicas de argumentação e oratória também foram incluídas na programação de 2009. Este ano, cerca de 25 pessoas participaram de cada evento.
O grupo conta normalmente com a participação de professores, estudantes e profissionais de diferentes instituições. Sete diferentes locais já sediaram os eventos até agora, principalmente o restaurante Vegethus. A participação é livre, tanto na posição de público ouvinte/debatedor como na de palestrante.
Estimula-se especialmente que iniciantes no tema e novatos no grupo façam também suas apresentações. Afinal, o objetivo é incentivar a formação no tema para todos os interessados, mediante o estudo e o debate.
Maurício representou o grupo GEDA no 12o Festival Vegano Internacional.
mauricio-kannoMaurício Kanno é jornalista graduado na USP, fundou o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA), em São Paulo; produziu o curta de animação-documentário "Por trás do rebanho", sobre o impacto ambiental da pecuária, na Universidade de Tsukuba, Japão; além do documentário em vídeo "De Passagem", sobre os imigrantes em Londres e Barcelona.
Cursou, com foco nos animais, disciplinas de pós-graduação em Estética e História da Arte, além de Filosofia Ética. Escreveu reportagens para a Revista dos Vegetarianos, Folha de S. Paulo, entre outras publicações; artigos para a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA); e diversos textos em blogs. Foi professor de português e ministrou oficinas sobre animação.

Sem comentários: