Pesquisar neste blogue

abril 04, 2010

Convite para evento "Capacitação Ética Biocêntrica"

A Organização Não Governamental Ecoforça traz a Curitiba o debate sobre a Ética Biocêntrica (*), no próximo dia 16 de abril de 2010. O evento será realizado no auditório do SENGE-Sindicato dos Engenheiros do Paraná.

A palestrante convidada é a Prof. Dra. Sônia Terezinha Felipe (**). Na ocasião pretendemos que o debate sobre a necessidade de mudança de valores e atitudes para uma mudança de visão de mundo em nossa sociedade seja aprofundado e que todos os conflitos pelos quais cada um de nós passa durante esse processo possam vir à tona, pois somente assim poderemos ser em nós mesmos, a mudança que pretendemos ver à nossa volta.

Este evento tem ainda o objetivo de cumprir com uma das metas propostas ao longo do Seminário Internacional "Experiências de Agendas 21: Os Desafios do Nosso Tempo", ocorrido em novembro de 2009. Para ter conhecimento sobre o conteúdo da pal estra apre sentada pela prof. Sônia Felipe no Seminário Internacional basta acessar o site da SEMA através do linkwww.sema.pr.gov.br - Anais do Evento na aba Palestras. Sugerimos darem uma "passeada" neste site para que se tenha a dimensão da grandiosidade que foi este evento e em que contexto a Ética Biocêntrica deve estar inserida.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente, até o dia 08 de abril de 2010 ou até completarem as 120 vagas. Devem ser enviadas para o e-mailecoforca@gmail.com com os seguintes dados:

Nome completo:
Fone:
e-mail:
Instituição que representa (se houver):


Mais informações com Rosana (41) 9676.4656 ou Valdir (43) 9627.3985, ou por e-mail.

No aguardo de vossa inscrição,

Atenciosamente,

logo_ecoforca
Valdir Donizete de Moraes
Presidente
ecoforca@gmail.com
Tel: (43) 9627.3985

(*) A concepção da ética biocêntrica elaborada por Paul W. Taylor fundamenta a tese de que é possível propor a ampliação da noção de direitos fundamentais, ainda que no sentido moral do termo, para todas as formas de vida, considerando-se que a comunidade moral é constituida por agentes e pacientes morais, não apenas por agentes morais racionais. A vulnerabilidade iguala todos os seres viventes. Para seguir a ética biocêntrica é preciso operar caso a caso com os quatro princípios fundamentais: não-maleficência, não-interferência, fidelidade e justiça restitutiva. Por outro lado, a coexistência de tantos milhões de espécies vivas nesse planeta gera conflitos de interesses, esses classificados em básicos e não-básicos, que requerem solução. Taylo r apresenta regras de prioridade para dirimir tais co nflitos, a saber: autodefesa, proporcionalidade, mal menor, justiça distributiva e justiça restitutiva.

(**) Sônia Terezinha Felipe, Doutora em Teoria Política e Filosofia Moral, com pós-doutorado em Bioética-Ética Animal, co-fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Violência, ex-voluntária do Centro de Direitos Humanos da Grande Florianópolis, co-autora de vários livros, professora e pesquisadora dos Programas de graduação e pós-graduação em Filosofia, e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, Investigadora Permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e Membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, Lisboa.
capacitacao_biocentrica

Sem comentários: