Pesquisar neste blogue

fevereiro 02, 2010

Médicos italianos por uma alimentação vegetariana contra o câncer



PROGRAMNA EXIBIDO PELA TELEVISAO ESTATAL ITALIANA RAI 3
VERONESI (EX-MINISTRO DA SAUDE DA ITALIA), BERRINO E DELRIO: 3 ilustres médicos italianos e a importancia de uma correta alimentaçao.

PARTE 1 – Dr. Veronese (ONCOLOGISTA E VEGETARIANO, já foi Diretor do instituto Europeu de Oncologia)

Respondendo a pergunta de um telespectador, que gostaria de saber quais são os antioxidantes que combatem uma certa doença que não entendi o nome:

“Os antioxidantes se encontram na natureza, em muitissimos vegetais, frutas e verduras, que são capazes de eliminar totalmente ou em parte os famosos radicais livres, moléculas que, quando em excesso, podem criar condiçoes favoráveis a uma transformaçao de uma célula normal em uma célula tumoral”.

PARTE 2 – Dr. Paolo Delrio (CIRURGIAO ONCOLOGISTA DO INSTITUTO NACIONAL DO TUMOR E VEGETARIANO – Nápoles)

Respondendo à pergunta do apresentador do programa, que gostaria de saber a origem de um tumor intestinal, um dos tres tumores mais difusos :

“É um tumor que se origina a partir da alteraçao de uma célula na mucosa intestinal, que , por motivos ligados ao tipo de alimentaçao que temos e fatores genéticos, começa a se proliferar e crescer rapidamente, formando um pólipo que em alguns casos se transforma em um tumor” - no video, pode-se ver a imagem aumentada de um pólipo de apenas alguns milímitros, “absolutamente assintomático, podendo levar até 6, 7 anos para se transformar em um tumor”.

Após 4 minutos, o Dr. Delrio anunciou quais são os fatores de risco, responsaveis pelo desenvolvimento de um tumor: “Entre os fatores de risco principais, existe seguramente o fator alimentaçao. Uma alimentaçao não correta, ou seja, constituída principalmente de substancias proteicas, gorduras e calorias não nos protege de um tumor intestinal. A dieta ideal é a dieta MEDITERRANEA, que nos protege, como acontece em grande parte dos paises meridionais onde o consumo de carne é mais limitado. E não é casual que a incidencia de tumor intestinal nesses países, como na Italia, é mais baixa em comparaçao com paises como Estados Unidos , onde se come principalmente carne. E não apenas consomem a carne, mas a conservam em sal, consomem produtos defumados, usam brasa, enfim, substancias com radicais livres que ativam a transformaçao celular (e que causam cancer!!!!)

ALIMENTAÇAO MEDITERRANEA: Constituida basicamente de legumes, verduras, cereais e frutas. Vale informar que o consumo diário de carne é um fenomeno recente. Até os anos 50, os italianos comiam carne pouquissimas vezes ao ano, em ocasioes especiais (festas de casamento, aniversário, fim de ano...) e quase não se ouvia falar em cancer...

PARTE 3 – Dr. Franco Berrino (Diretor Medicina Preventiva – Instituto Nacional de Tumor – Milao e vegano)

Aborda a importancia de uma alimentaçao vegetariana para a prevençao de muitas doenças, “à base de cereais e legumes, que é a nossa dieta preferida: arroz integral com verduras, semente de gergelim e lentilha”. ... O objetivo de nosso trabalho é a prevençao de tumores através da alimentaçao. Muitos tumores são ligados à alimentaçao , como os tumores do aparelho digestivo, do pulmao e de mama. Tivemos centenas, milhares de pessoas que nos deram amostras de sangue para pesquisar quem adoece de cancer, quem não adoece. E do resultado desta pesquisa é que nasceu a ideia de modificar nosso ambiente interno modificando a alimentaçao.Recomendamos evitar alimentos de origem animal em geral, inclusive as carnes conservadas (salame, presunto, em lata...) e bebidas açucaradas (um suco de frutas ... se a fruta é boa, não é necessario nada de açucar, nem adoçante...nao é preciso adoçar o que já é doce!). Devemos evitar sobretudo aquilo que chamam de xarope de glicose e frutose ( a principal causa de epidemia de obesidade dos EUA).

Para finalizar, O Dr. Berrino citou os “substitutivos para a manteiga e o ovo usados para fazer doces e bolos: manteiga de mandorle (ou seja, vegetal) e leite de soja!.

PARA ASSISTIR TODA A TRANSMISSAO EM ITALIANO, ACESSE:
http://www.societavegetariana.org/site/modules/news/article.php?storyid=148

Sem comentários: