Pesquisar neste blogue

fevereiro 05, 2010

Além de tudo, a carne também escraviza no Brasil



Esta foto é de um ex-escravo, libertado em Marabá (PA), exibindo as lesões ocasionadas pelo trabalho e mostrando a água suja que era obrigado a beber. (Foto: Leonardo Sakamoto-Repórter Brasil/Divulgação)

Além de ser um grande culpado pela fome mundial e pela emissão de poluentes, o consumo de carne também é um pólo de escravidão, assim como foi publicado no site da "Globo.com", veja:

Amazônia tem mais da metade dos casos de trabalho escravo, aponta lista oficial

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

A Amazônia é a região que mais tem problemas de trabalho escravo, indica lista divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Dos 164 casos, 61% ocorreram em estados que pertencem à Amazônia Legal.

Segundo levantamento, quase todos os casos ocorridos na Amazônia estão ligados à criação de gado ou à produção de carvão vegetal – ambas atividades apontadas por ambientalistas como principais responsáveis pelo desmatamento da região.

A maior parte das fazendas onde os crimes ocorreram também coincide com o chamado “Arco do Desmatamento”, onde a floresta vai cedendo lugar à agropecuária.

O mais interessante é que o desmatamento está diretamente ligado a criação bovina. A pessoa desmata, faz pastagem e cria gado. E tudo isso, com mão de obra escrava.

Podemos afirmar categoricamente que a carne consumida no Brasil alimenta o desmatamento, o efeito estufa e a escravidão.

Fonte Vegetarianismo por Amor

Sem comentários: