Pesquisar neste blogue

dezembro 02, 2009

Pesquisa sobre Veganismo para Universidade de Portugal

Susana Barroso Santos, aluna da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Portugal, está fazendo um trabalho sobre veganismo, e pede a participação de brasileiros interessados.


As respostas devem ser enviadas o mais breve possível para su.san.90@hotmail.com.


* Para si o que é o veganismo?

* Qual a importância do veganismo na sua vida?

* Porque é que optou por ser vegano?

* Conhece bem toda a filosofia do veganismo?

* No que diz respeito à saúde quais as preocupações de um vegano?

* Qual o método utilizado para curar uma gripe?

* É excluído ou sofre algum tipo de preconceito por parte da sociedade devido a ser vegan?

* Ser vegan altera o modo como vê o mundo? Considera-se uma pessoa melhor por ser vegan?

VAL







Vegano: desobedecendo – Ellen Augusta Valer de Freitas


Pesquisa sobre veganismo para universidade de Portugal



Susana Barroso Santos, aluna da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Portugal, está fazendo um trabalho sobre veganismo, e pede a participação de brasileiros interessados. As respostas devem ser enviadas o mais breve possível para su.san.90@hotmail.com.



Para si o que é o veganismo?

Qual a importância do veganismo na sua vida?

Por que é que optou por ser vegano?

Goza de toda a filosofia do veganismo?

No que diz respeito à saúde, quais as preocupações de um vegano?

Qual o método utilizado para curar uma gripe?

É excluído ou sofre algum tipo de preconceito por parte da sociedade por ser vegan?

Ser vegan altera o modo como vê o mundo? Considera-se uma pessoa melhor por ser vegan?

Minhas respostas:



Veganismo



Para si o que é o veganismo?

Para mim veganismo é um estilo de vida que respeita os animais de uma maneira prática e verdadeira, que é não os utilizando como produtos ou coisas. O vegano não come animais, nem suas partes, ou derivados. Também faz parte do veganismo não usar peles como o couro de animais ou pele de animais selvagens ou domesticados. Não usamos produtos testados em animais. Claro que nem sempre é possível saber se algo foi testado nos animais, por isso ser vegano é uma tendência, não algo absoluto. Quando vamos ao dentista, por exemplo, sabemos que todos os aparelhos e tecnologias já foram testadas, mas é necessário ir ao dentista. Por isso ser vegano é uma tendência. Tentamos estar o mais próximo do não uso absoluto dos animais, por respeito a eles.

Abominamos as práticas bárbaras de diversão usando animais, como rodeios, vaquejadas, rinhas de galo, cães e mágicas usando animais, circos e toda sorte de idiotices que usam os animais como palhaços da miséria humana.





Qual a importância do veganismo na sua vida?

O veganismo mudou tudo na minha vida, minha forma de ver o mundo e a humanidade. Principalmente minha forma de ver a ciência. Cientistas que usam animais na maior parte das vezes para promoverem seus currículos e renovarem suas bolsas são coisas que eu já conhecia na universidade, pois sou bióloga e sei bem como essa prática é comum. Mas, durante a faculdade, nunca havia me dado conta de que o número de cientistas que fazem pesquisas inúteis com animais é astronômico, assim como é o número de animais usados em experimentos científicos, não científicos e também as experiências ilegais, aquelas que são feitas na obscuridade, não respeitando nenhum código de ética com relação aos animais.

Alguns cientistas escrevem métodos em seus trabalhos, mas na prática a metodologia é outra e causa dor aos animais. Muitos estudantes relatam esse tipo de soberba que professores usam para mostrar seu pseudopoder.

Mudou também a questão saúde. A saúde da alma e do corpo. Não sinto nenhuma vontade de voltar a comer carne, pois aqui em nossa cidade (Porto Alegre – RS) temos muitas opções de leite de soja, iogurte de soja, tofu temperado (tofu é um tipo de queijo de soja), pizza vegana e diversos restaurantes e até bar vegano. Em Porto Alegre temos uma grande variedade de alimentos e lugares para frequentar. Em outras cidades também há muitas opções no supermercado, de modo que não há mais desculpas para voltar a comer carne e derivados.

Até na praia que frequentamos há um supermercado que vende produtos sem ovos, massa sem ovos, proteína de soja, leites de soja, coisa que há alguns anos era raridade.





Porque é que optou por ser vegano?

Primeiro por que ser vegetarianos e comer ovos e leite ainda é explorar os animais. Meu motivo de ser vegana é pelos animais, não pela saúde ou motivo ecológico. Embora eu saiba que é uma das melhores e mais efetivas formas de ser ecológico, dado a destruição que a pecuária provoca no mundo, como o desmatamento, aquecimento global e fome, o motivo mais importante é o sofrimento dos animais que minha atitude e meu exemplo podem evitar. É algo que faço pelos animais, por acreditar que toda a natureza se restabelecerá ao longo dos milhares de anos, depois que a espécie humana não existir mais sobre a Terra, mas o sofrimento dos animais é algo que ocorre agora, e para tal não há justificativa alguma que me impeça de fazer algo.

É uma causa urgente, visto que os animais não são ouvidos por ninguém, como outros grupos de minorias são.

Outras minorias podem se articular e buscar seus direitos, os animais não podem fazer isso. Nós é que temos que fazer, e em muitos casos, ainda somos poucos.





Goza de toda a filosofia do veganismo?

O veganismo é essencialmente o que coloquei na primeira questão. Há muitas coisas divulgadas pela internet que nada têm a ver com veganismo. O vegano é vegano pelos animais e apenas isto. Se alguém não come carne, ovos e leite pela sua saúde, mas segue usando couro, não é vegano.

Leio apenas a filosofia abolicionista, isto para mim é filosofia vegana. A que estuda formas de libertar os animais de forma definitiva da tirania humana. O resto é perda de tempo, e apenas leio para conhecer e contestar.

Digo perda de tempo, pois o tempo de nossa vida que usaremos para ajudar os animais é sempre muito pouco, como diz a filósofa Sonia Teresinha Felipe.





No que diz respeito à saúde quais as preocupações de um vegano?

Apenas a manutenção da B12, que alguns estudos asseguram que até quem come carne deveria se preocupar. Mas apenas os vegans acabam preocupados com isso.

Antes de ser vegana eu tinha a B12 baixa, devido a bebidas alcoólicas, que é o principal retirante da B12 do organismo. Depois que fiz a reposição e sendo vegana, minha B12 está perfeitamente normal.





Qual o método utilizado para curar uma gripe?

Normal, tomar chás de limão, se alimentar bem, deixar passar. Tomar uma aspirina quando muito grave.





É excluído ou sofre algum tipo de preconceito por parte da sociedade por ser vegan?

Sim, mesmo que eu saiba colocar as pessoas em seus lugares, muitos acham-se no direito de vir falar no assunto de modo inconveniente. No início, quando almoçava com pessoas que não conheciam o assunto, elas sem nenhum senso faziam de tudo para que eu parasse de comer e tivesse que dar discurso sobre isto, mas aprendi rapidinho a exigir respeito. Pois se alguém não come açúcar por que é diabético, ou não bebe por que é de alguma religião, ninguém vai encher o saco da pessoa. O curioso que uma atitude nobre que é se abster de comer animais por respeito genuíno aos animais faz as pessoas terem verdadeiras convulsões, demonstrando que o caráter da humanidade é muito fraco e tem muitos limites.

Mas ultimamente aprendi que podemos ter amigos e ter relações sociais sem precisar almoçar juntos ou compartilhar a mesa. Só compartilho a mesa com quem me respeita e faço a extensão da mesa para toda a minha vida.





Ser vegan altera o modo como vê o mundo? Considera-se uma pessoa melhor por ser vegan?

Considero-me uma pessoa melhor por ser vegan, com toda a certeza. E mesmo que me julguem arrogante ou prepotente, sei que sou hoje muito melhor do que eu era antes de conhecer este modo de vida e antes de olhar para o modo como o ser humano trata os animais. Não posso achar que a humanidade seja superior, pois trata os animais de maneira mesquinha e miserável. Por isso só acredito que a humanidade melhorará no dia em que acordar para este fato. Podem me considerar o que for, sei que quem usa os animais como objetos é mesquinho, eu já fui assim e posso falar hoje pois vivi os dois lados da moeda.

Uma humanidade que faz dos animais seus escravos não pode vir me apontar o dedo e dizer que estou sendo prepotente. Se as pessoas ao meu redor quiserem ajudar os animais, eu as respeitarei mais.

O veganismo muda radicalmente a maneira de ver o mundo. Não há como voltar atrás, a mudança é substancial e para melhor. Procuramos cuidar mais da saúde, escolhemos melhor as pessoas com quem iremos nos relacionar, mudamos nossa maneira de trabalhar e nos mostrar ao mundo. Nem todos os veganos passam pelas mesmas mudanças, obviamente nem todos se transformam da mesma forma. Isto porque cada ser humano é de um jeito e tem alguns vegans que são bem desagradáveis, pois são humanos como qualquer outro.

O que acho mais interessante é que as críticas vão para os veganos mais facilmente, por preconceito puro. Há muitas pessoas sem caráter que comem carne, mas, se encontram uma pessoa mal educada que é vegana, parece que o motivo de ela ser mal educada é o veganismo.

Preconceito apenas, pois gente mal educada e prepotente tem em qualquer lugar, e o número de pessoas que comem carne e são insuportáveis é muito maior do que as que não comem.





Nome: Ellen Augusta Valer de Freitas

Profissão: Bióloga

Cidade: Porto Alegre

Idade: 30 anos





Eu sou Vegetariana

Porquê o Vegetarianismo?
 
 
“Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as hipóteses de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem da vida vegetariana, pelos seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
 


- Albert Einstein -







Sou amiúde confrontada com o porquê da minha "opção" pelo vegetarianismo.

Em primeiro lugar, tenho que confessar uma grande dificuldade em senti-lo como uma opção. É algo que se tornou de tal forma basilar que alimentar-me de outro ser sensível não está sequer em consideração.

Em segundo lugar, sinto que aquilo que comemos influi de tal forma no futuro da nossa espécie e de toda a vida à face da Terra que, sendo opcional - no mais estrito respeito pelas liberdades individuais de cada um, deverá, no mínimo, ser uma decisão consciente e informada. Sinto que só posso afirmar que a minha escolha é livre quando alicerçada num profundo conhecimento do que a minha opção representa. Essa opção é literalmente entre a vida e a morte.

Exerçamos, então, o nosso direito de escolha.

Em consciência.

É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer. Entre outras razões para adotarmos uma dieta vegetariana destacam-se as seguintes: anatômicas e fisiológicas; higiênicas, de saúde, econômicas, estéticas, ecológicas, éticas, espirituais e religiosas. ( ler texto explicativo - "Razões para uma dieta vegetariana")







Pelos Animais:





"Enquanto nós próprios formos o túmulo vivo de seres assassinados, como poderemos aspirar a quaisquer condições ideais neste planeta?"

- George Bernard Shaw -



"A arma terrestre mais violenta é o garfo de mesa."

- Mahatma Gandhi -









Quantos de nós teremos noção do que realmente nos chega ao prato? Acredita que poucos. É a nossa humanidade que trespassamos a cada garfada. Os animais criados actualmente para consumo humano vivem existências de profundo e constante sofrimento, enclausurados, raramente ou nunca vendo a luz do dia, praticamente sem liberdade de movimento, numa óptica puramente lucrativa e de maximização do espaço, sujeitos a todo o tipo de privações e práticas brutais que permitam aumentar a produtividade das explorações.

Acredito que enquanto explorarmos, torturarmos, submetermos a todo o tipo de práticas brutais e desumanas, e finalmente matarmos, outros seres sensíveis, seja por hábito, vaidade, lucro ou tradição, não nos será possível abolir as mesmas práticas entre humanos.

A banalização da morte e do sofrimento traz mais morte e sofrimento, assim como a prática do amor e da compaixão nos torna seres mais compassivos.

A escolha é SUA!







Pela sua Saúde:





"Os Homens cavam as suas sepulturas com os próprios Dentes e morrem mais destes Instrumentos fatídicos que das Armas dos seus Inimigos"

- Thomas Moffett, Melhoria da Saúde, 1600 D.C -



"A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

- Arthur Schopenhauer -









Em poucas palavras, nós somos o que comemos!

Não acredite em tudo o que ouve. Ser vegetariano não implica ter uma dieta desequilibrada.

Está mais do que provado que o vegetarianismo é benéfico para a saúde.

Não obstante a quantidade de químicos ministrada aos animais para os manter vivos até ao momento do abate, é quase garantido que numa dieta não vegetariana estará a alimentar-se de animais doentes, ou produtos deles derivados, assim como dos resíduos do que lhes foi ministrado. Por outro lado, o consumo de gorduras saturadas e o colesterol presentes nos alimentos de origem animal, inexistentes numa dieta vegana, estão, entre outros factores ligados à alimentação omnívora, directamente relacionados com o surgimento de doenças responsáveis por grande parte das mortes no mundo, dito desenvolvido. Doenças cardiovasculares! Cancro da próstata! Cancro do cólon! Obesidade!

Exagero?

Infelizmente a lista não se fica por aqui. Similar impacto tem vindo a ser detectado em relação aos cancros da mama e do pulmão, diabetes, hipoglicemia, esclerose múltipla, úlceras, artrites, pedra no rim, hipertensão, e um nunca mais acabar de maleitas, de guerras que vamos perdendo todos os dias e que eram em muitos casos evitáveis.

Conseguem imaginar os recursos consumidos pela doença e o seu combate?







Pelo Ambiente e aspectos Humanitários:





"Vive de forma simples para que outros possam simplesmente viver"

- Mahatma Ghandi -



"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

- Albert Einstein -



Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.

- Victor Hugo -









Os números valem mais que mil palavras... reconhecem que o passo mais importante que um indivíduo pode dar no sentido de salvar o planeta é tornar-se vegetariano.



"Nós não herdamos a terra dos nossos antepassados, tomamo-la emprestada dos nossos filhos"



Essa opção é literalmente entre a vida e a morte. Exerçamos, então, o nosso direito de escolha. Em consciência.





REFLECTE!


- Pensa a respeito dos Animais.


- Pensa a respeito do teu corpo.


- Pensa sobre a Terra.


- Despe-te de preconceitos e evita ideias convencionais.


- Considera o impacto das escolhas alimentares no mundo ao teu redor.


- Sobre vegetais, um boi consome muito mais vegetais do que um vegetariano.


- Sobre fazermos parte da cadeia alimentar, gostaria de saber qual outro animal cria suas presas?







"Que Todos Sejam Alimentados, Que Todos Sejam Curados, Que Todos Sejam Amados"

- John Robbins -







• Finalizando •

O senso comum diz-nos e no fundo sabemos que os nossos amigos animais têm o mesmo tipo de sentimentos e desejos que nós e que não devemos matar nem ferir outros para os comermos.

Ajude a atingir o reconhecimento mundial que os animais merecem; eles podem sentir dor, podem sofrer e nós temos a responsabilidade em pôr um ponto final nesta crueldade em todo o mundo.

Aquele que se preocupa realmente em melhorar a si mesmo e com o destino da humanidade não se satisfaz apenas com teorias. Sente necessidade de promover mudanças positivas que influenciem a ordem do mundo. Isto significa que devemos mudar CONCRETAMENTE nossas vidas naquilo que vamos percebendo como o melhor, e não ficar apenas no proselitismo.



Podemos não fazer a diferença para todos os animais, mas fazemos a nossa parte.

- Como o beija-flor que tenta apagar o incêndio de uma floresta, somente porque somos uma minoria que tenta fazer algo, nosso esforço é inválido?

- Como o menino que recolhia as estrelas-do-mar que estavam na areia e as devolvia ao mar?

Para quê esse esforço?!?!?



Sei q não vou mudar o Mundo mas tento melhorar e me preocupo.

Sei q não posso apagar todos os incêndios, sei que não posso salvar todas as estrelas-do-mar mas... podemos fazer muita diferença!



A escolha é minha.


É sua.


É de todos nós.


Cabe-nos decidir em que mundo queremos viver e que legado pretendemos deixar aos nossos filhos.


Sabemos fazer melhor, estou certa!







"Pensamos demasiadamente e

Sentimos muito pouco…

Necessitamos mais de humildade

Que de máquinas.

Mais de bondade e ternura

Que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e

Tudo se perderá."



- Charles Chaplin -

Sem comentários: