dezembro 02, 2009

Câmara aprova projeto que veta rodeios em Sorocaba-SP

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agencia Estado


SOROCABA - A Câmara de Sorocaba, a 92 km de São Paulo, aprovou hoje projeto de lei municipal proibindo a realização de rodeios e outros eventos que exigem esforço excessivo dos animais. Festas do peão com atividades de competição, como a prova do laço e o pega-bezerro, também ficarão proibidas se o projeto for sancionado pelo prefeito Vítor Lippi (PSDB).

A cidade já possui lei proibindo atividades que implicam em maus tratos aos animais. "Como os órgãos de fiscalização têm dificuldade para medir o sofrimento do animal, alguns eventos eram autorizados, por isso optamos pela proibição total", disse o autor do projeto, vereador Irineu Toledo (PRB).

A lei exclui as atividades de esportes, lazer e trabalho com o uso de animais, desde que não submetam o espécime a esforço exagerado. Os páreos do Jockey Club de Sorocaba não serão afetados, assim como as atividades de escolas de hipismo e equitação.

De acordo com Toledo, além dos equinos, a lei protege também bovinos, muares, ovinos e outros animais usados em festas e competições. A votação do projeto foi acompanhada por manifestantes com faixas e cartazes em defesa dos animais. O vereador apresentou um vídeo com esportes e competições em que bois e cavalos são tratados com violência.

estadao.com.br

Sem comentários: