Pesquisar neste blogue

dezembro 05, 2009

Greenpeace faz futurologia com líderes mundiais

Painéis colocados no aeroporto de Copenhaga mostram os líderes mundiais daqui a dez anos, pedindo desculpas por não terem agido enquanto podiam deter as alterações climáticas. A campanha de sensibilização é da autoria da Greenpeace e da 'tcktcktck.org', uma aliança de organizações ambientalistas.





A partir de hoje, os passageiros que transitarem no aeroporto de Copenhaga serão recebidos com painéis que apresentam os rostos de vários líderes mundiais, envelhecidos através de ferramentas de manipulação de imagem, colocando-os daqui a dez anos a desculpar-se pelo seu fracasso na hora em que podiam ter detido as alterações climáticas.






Este apelo à acção chega poucos dias antes do início da Cimeira de Copenhaga e tem, segundo o site da Greenpeace, o objectivo de "assegurar um acordo justo, ambicioso e vinculativo" entre os dirigentes das principais potências, incentivando-os a assumir as suas responsabilidades para com o meio ambiente numa altura em que ainda é possível atenuar o impacto da mudança do clima.



José Luis Rodríguez Zapatero, Nicolas Sarkozy, Barack Obama, Angela Merkel, Gordon Brown e Lula Da Silva são alguns dos rostos envelhecidos, surgindo ao lado da legenda que, em português, significará algo semelhante a: "Lamento. Podíamos ter detido uma alteração climática catastrófica... não o fizemos." Nos painéis consta ainda o repto à acção:"Age agora - muda o futuro".



fonte

Sem comentários: