março 08, 2012

Moralidade animal: 7 vídeos incríveis

O pouco que sabemos agora sobre o comportamento moral dos animais nos leva a concluir que é muito mais desenvolvido do que nós lhe demos crédito”, disse Marc Bekoff, professor de ecologia e biologia evolutiva. “Não somos os únicos ocupantes da arena moral”.

No mundo científico, acumulam-se evidências que sugerem que muitos animais são seres morais. Comportamentalistas animais têm observado muitos casos em que eles exibem um senso de certo e errado e, geralmente, tratam uns aos outros com bondade, justiça e reciprocidade – mais do que nós podemos nos gabar. Veja algumas das provas nesses vídeos incríveis:


7 – Hipopótamo e impala
Em um exemplo surpreendente de altruísmo entre espécies, um hipopótamo resgata um impala jovem da morte pelas garras de um jacaré e ainda parece tentar ressuscitar o animal.
6 – CÃO CULPADO
Neste divertido vídeo, o tutor de um cão volta para casa e descobre seu lixo espalhado por toda parte e a tampa da lata de lixo presa na cabeça de seu cão. O animal apresenta linguagem corporal de culpa (muita culpa), e especialistas dizem que ele provavelmente entende que se comportou mal, quebrando uma regra posta em prática pelo membro alfa de seu “grupo” – seu tutor.
5 – PINGUIM LADRÃO
No vídeo, pinguins-de-Adélia são vistos reunindo pedras para construir seus ninhos. Um deles furtivamente rouba uma pedra do ninho do seu vizinho toda vez que ele vai pegar uma nova. Mas será que o pinguim ladrão sabe que suas ações secretas são moralmente erradas?
Os cientistas acreditam que não, porque dentro do grupo social dos pinguins, não há punição ou tratamento diferente para aves que roubam. Entre os corvos, por outro lado, existem consequências sociais para as aves que roubam. Os cientistas pensam que isso instila neles um senso de certo e errado.
4 – ESQUILO DE LUTO
Neste vídeo, um esquilo jaz morto na estrada, enquanto outro luta com os corvos que vêm para comer a carcaça. O esquilo vivo parece ter um impulso emocional ou moral de proteger o corpo de seu companheiro.
3 – CÃO PEDINDO RESGATE
Nesta filmagem um pouco famosa, feita logo após o tsunami no Japão, um cão parece tentar chamar a atenção e obrigar a equipe de filmagem a resgatar seu companheiro ferido. Ele se recusa a deixar para trás o cão ferido e parece confortá-lo.
2 – ELEFANTES RESGATAM FILHOTE
Numa demonstração enorme de compaixão, elefantes trabalham juntos para resgatar um filhote do afogamento.
1 – CACHORRO TENTA SALVAR COMPANHEIRO
Um cão resgata o outro companheiro que havia sido atropelado e estava ferido, arrastando-o pela movimentada pista de uma rodovia, arriscando seu próprio pescoço.
Além desta cadela que salvou um bebê humano recém-nascido  que havia sido abandonado no frio congelante, cientistas descobriram que cães possuem uma forma rudimentar de empatia.

Fonte: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

Sem comentários: