Pesquisar neste blogue

janeiro 20, 2012

Saiba como incrementar a dieta vegetariana utilizando o gosto Umami

Alimentos ricos no quinto gosto básico do paladar humano deixam pratos mais saborosos e apetitosos

Após ser confirmado pela comunidade científica como o quinto gosto básico do paladar humano, e se juntar aos já conhecidos doce, salgado, azedo e amargo, o Umami ficou muito associado a alimentos de origem animal. O que pouca gente sabe é que este gosto pode ser um grande aliado dos vegetarianos. Além de deixar os pratos mais apetitosos, diversos alimentos que contém Umami são ricos em vitaminas e minerais.

Hellen Maluly, professora de Bromatologia e Toxicologia de Alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, diz que a associação do Umami com alimentos de origem animal acontece, pois o aminoácido ácido glutâmico (também chamado de glutamato), principal responsável por proporcionar o quinto gosto, está presente em elevadas quantidades neste tipo de alimento.

Por outro lado, a especialista explica que outras substâncias também são capazes de promover o Umami. "O que muita gente esquece é que, além do glutamato, os nucleotídeos guanilato e inosinato também proporcionam o gosto Umami, e estas substâncias estão presentes em alimentos de outras origens, como vegetais e fungos", diz Hellen.

MAS COMO ENRIQUECER A DIETA VEGETARIANA UTILIZANDO O UMAMI?

Segundo o artigo "Como os vegetarianos se beneficiam do UMAMI?", publicado no Portal Umami, "legumes, verduras, cogumelos e algas são exemplos de alimentos que, além de muito nutritivos, podem facilmente enriquecer a dieta dos vegetarianos" Isso acontece pois uma das principais características do Umami é a capacidade de tornar os outros gostos mais atraentes ao paladar.

O fato é que o Umami sempre esteve presente na dieta dos vegetarianos, mas talvez não de forma consciente e clara. "Uma salada completa, de tomate, acelga, repolho, milho e ervilhas verdes é com certeza muito apreciada pelos vegetarianos, e riquíssima em Umami", ilustra o artigo.

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O comitê tem relação direta com o Umami Information Center, organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

UMAMI NA WEB

www.portalumami.com.br
www.twitter.com/GostoUmami
www.facebook.com/GostoUmami

Fonte

Sem comentários: