Pesquisar neste blogue

julho 05, 2010

Segunda sem Carne – Apoie essa ideia !


Em Porto Alegre, já há algum tempo, temos a “Segunda sem Carne”.  A Campanha, que existia nos Estados Unidos e Austrália, foi lançada na Grã-Bretanha em 15 de junho de 2009 pelo ex-Beatle Paul McCartney numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas.
“Meat Free Monday”  no mundo
Foto: APMuitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável…Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo“,  disse McCartney no site oficial da campanha.

A campanha encoraja os cidadãos a se comprometer com uma ação simples: evitar o consumo de carne às segundas.
E como deixar de comer carne pode fazer diferença? Bem, em primeiro lugar, um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO),  revela que as emissões de gases-estufa associadas à cadeia de produção da carne representam um quinto das emissões totais mundiais. Nada menos que 18% das emissões provém do desmatamento para a criação de pastagens, do transporte da carne e do processamento industrial do alimento, entre outros fatores. A redução do consumo de carne bovina, suína e de aves é proposta como maneira de diminuir as emissões de gases.
Saúde
Além disso, o excesso do consumo de carne pode aumentar a incidência de câncer, enquanto dietas ricas em frutas e verduras reduzem o risco de problemas cardiovasculares e diabetes. “Isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político.”
Meatless-monday-logoSegundo a campanha “Segunda sem carne”, se a população total dos Estados Unidos não comesse carne às segundas, a redução das emissões seria equivalente a que ocorreria se todas as pessoas do país trocassem seus veículos comuns por um carro ultra-eficiente energeticamente, como o híbrido Toyota Prius. A quantidade de água economizada seria suficiente para que cada pessoa enchesse sua banheira aproximadamente 20 vezes por ano, e se evitaria o consumo de 12 bilhões de galões de gasolina. Já imaginou como estes números poderiam aumentar se todo o mundo participasse desta iniciativa?
O vídeo
“Os desafios que o mundo enfrenta são variados e complexos. Os recursos mundiais estão se esgotando, os ecossistemas se deterioram, o sistema financeiro cambaleia e muitas pessoas vivem em condições de pobreza. Diante destes desafios, o que cada um pode fazer pelo planeta?”, destaca o vídeo de apresentação da campanha. (http://www.youtube.com/watch?v=bpnKeYmR1NM).
A resposta vem em seguida: “A produção de carne é extremamente ineficiente, o que ameaça os recursos naturais e a saúde pública, e aumenta a emissão de gases do efeito estufa que estão acelerando o aquecimento global. Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhum outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”.
Para participar da campanha, evite comer carne às segundas, e escolha receitas vegetarianas para substituí-la.
E no Brasil?  Como está a campanha?
São Paulo, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e outras cidades já aderiram a campanha. E você já está participando?
Faça a sua parte, fale para seus amigos, divulgue !
Fonte: Vista-se

Sem comentários: