Pesquisar neste blogue

julho 14, 2010

II Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal debate uso de animais para fins científicos e econômicos

Temas relacionados ao bem-estar animal que despertam o interesse da comunidade científica e da sociedade em geral estarão abertamente expostos para debate na segunda edição do Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal. O evento que reúne especialistas nacionais e internacionais será realizado de 4 a 6 de agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, MG. A organização é da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).



O encontro promete trazer para discussão novas abordagens e reflexões sobre os padrões de bem-estar animal recomendados por organizações internacionais; estratégias para avaliar o bem-estar animal e as emoções nos animais. Serão apresentadas, também, as atualizações sobre legislação e os direitos dos animais; a relação entre as biotecnologias e os desafios em conservação e bem-estar animal. A programação do evento inclui, ainda, discussões sobre as alternativas ao uso de animais em pesquisas, conteúdos para ensino do bem-estar e a produção orgânica animal.


Para enriquecer as apresentações, além dos pesquisadores brasileiros, está confirmada a participação de palestrantes internacionais. Comissionado da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), Leopoldo Humberto Stuardo Escobar, detalhará os padrões de bem-estar animal preconizados pela Organização. Com uma proposta diferenciada sobre o ensino do bem-estar animal, Adroaldo José Zanella, que atua na Europa, trará uma nova temática sobre o projeto da “Escola Global de Ensino e Pesquisa em Bem-Estar Animal". Como contribuição do Uruguai, Stella Maris Huertas apresentará tema de interesse produtivo, sobre o manejo pré-abate de bovinos.


O evento também contará com a participação de representantes da CEBEA/CFMV, de Universidades Federais e Estaduais, da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais no Brasil (WSPA), do Departamento de Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Embrapa entre outros.


Os interessados em participar do Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal podem se inscrever pelo Portal do CFMV: www.cfmv.org.br. As vagas são limitadas. A programação completa do evento também pode ser consultada no mesmo endereço.

Fonte

Sem comentários: