Pesquisar neste blogue

julho 16, 2010

Com tantas opções, você ainda freqüenta rodeios?

Até o final do ano o país terá mais de trinta shows internacionais, festivais e eventos gratuitos. São muitas alternativas para dizer adeus à exploração animal e aos rodeios
No próximo mês acontece o maior rodeio do país, e a “festa” ao contrário do que dizem seus organizadores, nunca foi nossa - mas sim um costume importado dos EUA. E hoje tenta conquistar um novo público já que o estilo “cowboy” não enche mais a arena. O objetivo é atrair jovens que buscam diversão e ignoram as crueldades que a festa tenta esconder.
Em troca de uma alegria de fachada, bois e cavalos sofrem agressões, são forçados a se comportar de maneira não natural, por meio de instrumentos como espora, sedem, peiteira, sino, etc. Para a Profa. Dra. da USP, Irvênia Prada, "não se trata apenas da 'sensação' de dor orgânica, mas também do sofrimento mental, emocional, porque os animais se sentem ameaçados e perseguidos."
Se para muitos jovens rodeio é sinônimo de diversão e conhecer gente nova, a ARCA Brasil sugere uma série de eventos que podem salvar qualquer peão de uma fria. E o mais importante, sem incluir crueldade contra animais em seu set-list.
Diversão com bom gosto 
A Secretaria da Cultura paulista desde 2005 promove a monumental Virada Cultural, que em sua última edição reuniu 4 milhões de pessoas. São 24 horas de música, espetáculos teatrais, dança, exposições, tudo de graça. É uma oportunidade única de assistir ótimos espetáculos no centro velho de São Paulo, contemplando um ângulo diferente da cidade.
O que era privilégio dos paulistanos se espalhou para o resto do estado. Desde 2007 o evento ganhou a versão Virada Cultural Paulista, que esse ano acontece em 20 cidades – inclusive em algumas que ainda permitem rodeios, como Ribeirão Preto.
Prefere eventos que incluam artesanato, moda, gastronomia e ONGs? As Feiras da Vila Madalena e da Pompéia são tradicionais, gratuitas e encantam pela diversidade de produtos, atividades e pessoas.
Não abre mão das raízes caipiras? Na cidade vizinha de Barretos, São José do Rio Preto, de 27 a 29 de agosto acontecerá o Festival Nacional de Música Sertaneja. O evento será no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
Woodstock brasileira 
A versão nacional do maior festival de todos os tempos, Woodstock, irá unir bandas nacionais, internacionais e sustentabilidade. O 
SWUabreviatura de Starts With You (Começa com você), promete agradar o público jovem que tenha inquietudes construtivas.  
O evento será em uma fazenda de Itu, interior de São Paulo e promete inovar. Serão 60 atrações musicais, DJs, novas bandas, além do Fórum de Sustentabilidade e Mostra de Artes ao longo dos dias 9, 10 e 11 de outubro.
Entre as bandas internacionais já confirmadas estão, Linkin Park, Dave Matthews Band, Kings of Leon, Sublime with Rome, Pixies, entre outros.


De gregos a troianos 
Anote na agenda a programação de shows para o segundo semestre desse ano. São tantas opções que não existe mais desculpa na hora de compactuar com os rodeios.   
Para se programar
Julho
Jorge Drexler: São Paulo (dia 23), Porto Alegre (dias 24 e 25) e Florianópolis (27).
Agosto
Ne-Yo: São Paulo (dia 13), Rio de Janeiro (dia 14) e Belo Horizonte (dia 15).
Simple Minds: São Paulo (dia 17).
Lionel Richie: São Paulo (dia 28) e Rio de Janeiro (dia 29).
Maite Perroni: Belo Horizonte (dia 13), Rio de Janeiro (dia 14), Curitiba (dia 15), Santos (dia 19), São Paulo (dia 20) e Recife (dia 22).
Erykah Badu: São Paulo (dia 29).
Setembro
Lauryn Hill: Florianópolis (dia 03), Rio de janeiro (dia 6), São Paulo (dia 7) e Brasília (dia 12).
Peter Frampton: Brasília (dia 9), Rio de Janeiro (dia 11), Porto Alegre (dia 14), São Paulo (dia 17) e Belo Horizonte (dia 18).
Scorpions: João Pessoa (dia 11), São Paulos (dias 18 e 19), Curitiba (dia 21), Brasília (dia 22) e São Luís (dia 24).
Yanni: São Paulo (dias 21 e 22) e Rio de Janeiro (24).
Outubro
Anahí: Rio de Janeiro (dia 09) e São Paulo (dia 10).
Echo & The Bunnymen: São Paulo (dia 11) e Belo Horizonte (dia 12).
Cranberries: Rio de Janeiro (dia 12), São Paulo (dia 14), Brasília (dia 19), Recife (dia 22) e Fortaleza (dia 23).
Green Day: Porto Alegre (dia 13), Rio de Janeiro (dia 15), Brasília (dia 17) e São Paulo (dia 20).
Air: Rio de Janeiro (dia 14), Belo Horizonte (dia 15), São Paulo (dia 16).
Alejandro Sanz: Rio de Janeiro (dia 17) e São Paulo (dia 19).
Bon Jovi:  São Paulo (dia 6).
Rush: São Paulo (dia 8) e Rio de Janeiro (dia 10).
Novembro
Creedence Clearwater: Fortaleza (dia 19) e São Paulo (dia 20).
Twisted Sister: São Paulo (dia 27).
Fonte: UOL
ARCA BRASIL: Associação Humanitária de Proteção e bem-Estar Animal

Sem comentários: