Pesquisar neste blogue

junho 20, 2010

Ambiente e Vegetarianismo de mãos dadas

Ambiente e Vegetarianismo de mãos dadas
É cada vez mais importante ajudar o ambiente e se concentrar em questões ambientais, de forma a assegurar um bom e saudável futuro para as próximas gerações. Poupar energia & água, adoptar fontes de energia naturais, reciclar, são todos comportamentos que se deve adoptar. Contudo, também pela alimentação passa essa ajuda para o planeta se tornar mais saudável. Como? Comendo menos carne vermelha, comer mais vegetais.

Como o consumo carne vermelha é prejudicial:

  • Estudos indicam que as carnes dos animais ruminantes como os porcos e vacas libertam uma grande quantidade de gás metano (gás do efeito estufa) no meio ambiente devido à flatulência da digestão da celulose.
  • Milhares de florestas são deitadas abaixo para dar lugar a pastagens.
  • Para produzir quilos de carne vermelha são necessários 20 a 45 litros de água (alimentar, lavar, limpar, etc.) enquanto que carne branca precisa apenas de 10 litros .


O vegetarianismo é visto como a melhor alternativa que se pode adoptar: é um estilo de vida, levado a cabo por variados motivos, de índole económica, de saúde, ética, religiosa e ambiental. São vários os tipos de vegetarianos. Saiba mais aqui.
Na Internet, existem muitos vídeos que podem ajudar a compreender melhor sobre o que é ser vegetariano. (1) (2)

Se não quer seguir um estilo de vida vegetariano ou vegan (apenas e exclusivamente vegetais), é aconselhável moderar o consumo das carnes.
Dica: Se comer uma vez por semana comida vegetariana, já está a contribuir para um planeta mais saudável, e para a sua própria saúde.
(1)
(2)

Dossiers - Meio Ambiente 

Sem comentários: