Pesquisar neste blogue

junho 14, 2010

3° Congresso Vegetariano Brasileiro | Porto Alegre-RS


De 16 a 19 de setembro de 2010 acontece o 3° Congresso Vegetariano Brasileiro, na capital do Rio Grande do Sul. Alguns nomes importantes do ativismo em favor dos animais já estão confirmados, veja quem são os palestrantes clicando aqui.
Por que Porto Alegre?
É verdade que Porto Alegre não tem as lindas praias de Floripa, as 300 opções veganas de São Paulo e também não chega a ser o quarto município mais rico do Brasil, como Belo Horizonte [1].  Porém, esta cidade, por incrível que pareça, possui boas opções vegetarianas para se fartar de dia ou de noite, parques próximos ao centro da cidade para fugir um pouco do agito e curtir um chimas [2] e, é claro, um povo vegetariano pra lá de bem humorado e receptivo! Além do mais, vindo pra cá, você pode dar uma esticadela e conhecer a famosa serra gaúcha. Ou ficar por aqui mesmo e sair para as baladas na Cidade Baixa, torcer (contra ou a favor) nos acalorados jogos de futebol, encontrar a galera na Casa Verde, apreciar o famosíssimo pôr-do-sol no Guaíba, admirar (ou falar mal) das obras de arte no museu Iberê Camargo, dar uma banda de bicicleta pela orla e, se sobrar tempo, ir nas palestras do congresso, que promete bombar!




Por que Porto Alegre?
É verdade que Porto Alegre não tem as lindas praias de Floripa, as 300 opções veganas de São Paulo e também não chega a ser o quarto município mais rico do Brasil, como Belo Horizonte [1].  Porém, esta cidade, por incrível que pareça, possui boas opções vegetarianas para se fartar de dia ou de noite, parques próximos ao centro da cidade para fugir um pouco do agito e curtir um chimas [2] e, é claro, um povo vegetariano pra lá de bem humorado e receptivo! Além do mais, vindo pra cá, você pode dar uma esticadela e conhecer a famosa serra gaúcha. Ou ficar por aqui mesmo e sair para as baladas na Cidade Baixa, torcer (contra ou a favor) nos acalorados jogos de futebol, encontrar a galera na Casa Verde, apreciar o famosíssimo pôr-do-sol no Guaíba, admirar (ou falar mal) das obras de arte no museu Iberê Camargo, dar uma banda de bicicleta pela orla e, se sobrar tempo, ir nas palestras do congresso, que promete bombar!

[1] Refere-se às três cidades onde já ocorreu o congresso vegetariano.
[2] Popular bebida do gaúcho, também conhecido como chimarrão.

O que aquela estátua está fazendo no cartaz e no logo do congresso?
Como vocês devem saber, Porto Alegre não é uma cidade com tradições muito vegetarianas. E não por menos, o símbolo da cidade é este carinha aí da foto, só que com uma pequena diferença: originalmente, em vez do lindíssimo cesto de frutas na mão, ele está segurando um laço, símbolo da masculinidade do gaudério, que laça, mata e come. Transformamos um pouquinho esta figura, de um explorador de animais para um coletor de lindas frutas no bosque.

Como é o local onde vai ocorrer o congresso?
O congresso vai ocorrer na sede campestre do SESC RS, que não está localizada no centro da cidade, of course, mas, mesmo assim, está bem localizada. A sede conta com um grande espaço verde, com muitas árvores e gramado para as pessoas sentarem ao sol e jogarem papo fora. Além disso, esta sede, além de ser um centro de lazer, conta com um hotel próprio. Em frente à portaria do SESC, há parada de ônibus, os quais vêm e partem para o centro da cidade e demais localidades. Veja como chegar.

Sem comentários: