abril 08, 2010

Turnê Nacional de Culinária Vegana

Atualização: Local do curso definido, será no Govardhana Yogashala, localizado na:
  • Rua Augusto Stresser, 207
  • Curitiba – PR, 80030-340
  • (0xx)41 3095-9075
Atualização 2: Investimento: R$ 50,00
O ano de 2009 foi bem agitado para Alan Chaves, que viajou por 20 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, em seu projeto chamado Vida Vegan VegTour. O jovem chef, que prefere ser chamado de “Ativista Gastronômico” cruzou o Brasil com sua aula de molhos e pastas, demonstrando para um público em sua maioria formado por não-vegetarianos, que pratos que não utilizam produtos de origem animal podem ser práticos, baratos e muito saborosos.
Alan Chaves Vida Vegan Veg Tour 2010
Transcendendo os limites da cozinha, Alan realizou aulas e jantares em locais que variavam de universidades de nutrição e restaurantes, até cozinhas domésticas e shows de rock, levando suas preparações à todo tipo de público de forma irreverente e despojada, colecionando novos amigos e simpatizantes do vegetarianismo.
E quem imagina que ele descansaria depois de toda essa aventura, se engana: VegTour 2010 esta aí, para começar o ano com muitas receitas saborosas Brasil a fora. Porém nesta segunda edição a família Vida Vegan aumentou, pois Alan Chaves contará com a ajuda da chef chilena Martha Gonzalez e do fotógrafo Gabriel Soares.
Martha Gonzalez Vida Vegan VegTour 2010
A história de Martha se assemelha muito com a de Alan, que também teve seu contato com vegetarianismo através de bandas que abordavam a temática, tornando-se vegetariana em 2000 e meses depois, vegana. Logo em seguida, Martha começou a fazer seus próprios bolos sem leite e sem ovos, e o desafio se tornou uma paixão. Assim, Martha decidiu estudar confeitaria no Instituto Profissional Diego Portales, ganhando a duras penas o respeito e admiração de seus professores e colegas pela criatividade e capacidade de adaptação de suas preparações. Em Santiago, sua cidade natal, Martha trabalha na única loja vegetariana da capital, chamada Arte Vegetal e também faz doces e salgados por encomenda. Neta e irmã de chefs de cozinha, Martha dá continuidade à paixão de sua família. Assim como Alan, ela acredita em uma cozinha simples e descomplicada, onde todos tenham acesso e obtenham mais autonomia em suas vidas.
Gabriel Soares Vida Vegan VegTour 2010
Desde que começou a se interessar por fotografia na ESPM, onde é formado, Gabriel Soares já fotografava a banda xAMORx, cujo Alan é baterista. Através da banda, ele se tornou vegano e depois de um tempo assumiu o vocal. A partir de 2007 começou a fotografar as bandas de rock mais seguidamente, dentre elas a banda de Martha, chamada To Feel Alive, onde os três se conheceram e tocaram juntos em um show em Porto Alegre. Gabriel convenceu Alan e Martha que com boas fotos suas preparações ficariam muito mais saborosas, e o registro da viagem muito mais rico, completando assim o trio da nova família Vida Vegan.
Dando continuidade ao objetivo de desmistificar a gastronomia, os jovens chefs definiram um cardápio sofisticado, mas muito simples de executar, com o intuito de aproximar os alunos aos bastidores de um restaurante. Apostando em pratos de verão para incluir cores e sabores que não utilizamos frequentemente na mesa, além da praticidade, refrescância e leveza que esta época nos pede, Vida Vegan apresentará um menu completo com entrada, prato principal, sobremesa e opções de drinks sem álcool.
Todas as aulas terão cobertura fotográfica de Gabriel Soares.

Os pratos apresentados em aula serão:

Salada à Caesar Vida Vegan Alan Chaves Martha Gonzalez VegTour 2010
Os pratos apresentados em aula serão:

Salada à Caesar
Molho Tártaro
Grano Duro com Acelga Picante e Frutas Cítricas
Tomate Recheado com Tofupiry e Ervas
Purê Agridoce com Crispies de Coco ao Alho e Limão
Frutas com Calda de Redução de Champagne
Frozen de Guaraná com Menta e Limão
Lasse de Maracujá
SVB Curitiba

1 comentário:

Vida Vegana disse...

que lindas fotos!!!! Coisa fina, pena que é longe para mim....