abril 13, 2010

São Francisco, Estados Unidos, é a mais nova cidade livre de carnes às segundas


São Francisco, nos Estados Unidos, é mais uma cidade a aderir à "Segunda Sem Carne"

Foi aprovada nesta terça-feira (06.04) a legislação que declara que a cidade de São Francisco apóia a campanha "Segunda Sem Carne". Lá, a iniciativa mudou de nome e chamará "Dia Vegetariano" ou "Dia Veg".

"Com essa legislação, São Francisco pode integrar a lista das diversas cidades que já aderiram à campanha, a fim de conscientizar os cidadãos a escolherem comidas vegetarianas para proteger a saúde deles e o planeta", disse a supervisora desse lei, Sophie Maxwell, que é vegetariana há 40 anos.


A nova lei determina que "todos os restaurantes, mercearias e escolas ofereçam uma maior variedade de opções livres de carne a fim de melhorar a saúde dos cidadãos e visitantes de São Francisco, e aumentar a consciência da importância deste tipo de dieta para o planeta".

A resolução ainda diz que "comer menos carne reduz uma série de problemas ambientais envolvidas na sua produção" e que "dietas livres de carne são como um tratamento médico que deve acabar por reduzir os custos com a saúde pública".

E no mesmo dia, o Conselho de São Francisco também aprovou uma outra resolução, criada também por Sophie, em que elogia os comerciantes que utilizam ovos provenientes de granjas em que as galinhas vivem soltas.


NA MÍDIA
A rede de TV americana Fox News comentou o fato de São Francisco aderir à campanha "Segunda Sem Carne". Entretanto, durante uma conversa com uma protetora dos animais, a repórter da emissora foi bastante incoveniente. Assista abaixo.



"Eu não ligo em ser vegetariano, as pessoas fazem o que quiserem. Só acho meio estranho um governo local impor isso para a população 'Ok, não vamos mais comer carne às segundas-feiras', enquanto a Califórnia enfrenta um caos nas finanças, com trabalhadores não recebendo seus salários e empresas terceirizadas recebendo vales ao invés de dinheiro... E nós ficamos apegados a isso de que é sustentável... Muitas pessoas gostam de macarrão com queijo de uma caixa, frango frito, hambúrguer e adivinhe só: vivem até os 85. Acredito que o melhor seja um meio-termo, senão começa a ficar meio maluco...".


Sem comentários: