Pesquisar neste blogue

abril 02, 2010

A revista Mens' Health continua estimulando o consumo de carne


Veja abaixo trecho da reportagem:
A proteína nossa de cada dia
Simples de preparar e fácil de comer, as proteínas fazem bem para a saúde e ajudam a emagrecer. Aprenda a aproveitar melhor sua fonte de força definitiva
Por: Thais Szegö e Adina Steiman
Foto: Charles Masters
Publicado 31/03/2010
Elas são as estrelas da sua alimentação. Ou pelo menos deveriam ser. Essenciais para sua saúde, as proteínas agem na reparação e construção de tecidos. Também têm papel fundamental em dietas de emagrecimento e na prática de atividade física. Mais: favorecem a formação de massa muscular, que, por sua vez, aumenta a queima de energia.

Que nos perdoem os vegetarianos, mas as proteínas de origem animal, além de mais saborosas, são as responsáveis por alimentar o processo formador de músculos, chamado síntese proteica. Ou seja, fazem seus músculos bombar. Preparamos este especial para você aproveitar o melhor das proteínas, com muito sabor.
fonte


Nosso comentário: (Fonte: Revista dos Vegetarianos)
A prática de esportes exige uma dieta especial, balanceada de acordo com o tipo de atividade desenvolvida, intensidade e frequência. É muito comum nessa área ouvir recomendações sobre a necessidade de um consumo maior de proteína - inclusive com suplementação. Entretanto, essa opção pode ser prejudicial à saúde dos rins.
Especialista em medicina do exercício, o médico nutrólogo Rogerio Frossard afirma que é um grande equívoco essa recomendação de aumento no consumo de proteína.
"O músculo é feito de proteína, mas a atividade física não consome proteína. A proteína só é consumida à medida que a reserva de carboidrato muscular se encerra. O músculo prefere consumir carboidrato à proteína", diz. " Esse engano está na cabeça do ser humano; é quase um arquétipo."

Rogerio considera esse ponto fundamental para a questão da saúde renal, especialmente para quem consome proteína animal que, como ele explica, não vem acompanhada de carboidrato, mas de gordura, que forma acúmulo no corpo. " Eu chamo a proteína vegetal de "blindada", porque é acompanhada de carboidrato."
O nutrolólogo ressalta ainda o fato de que toda dieta rica em prteína sobrecarrega os rins e o fígado. "o Ser humano não foi feito para ingerir quantidades elevadas de proteínas animal", defende Rogerio. Ele detalha o que considera a dieta ideal para o ser humano, dividindo: 10% de proteína, 10% de gordura e 80% de carboidrato - dentro desse 75% a 80% de carboidratos complexos e o restante de frutose ou algum açucar.

Comprovando os benefícios da dieta vegetariana para os rins, Rogerio cita o relatórioda American Dietetic Association, no trecho "embora as dietas vegetarianas supram ou até mesmo excedam as necessidades proteícas, elas tipicamente oferecem menos proteína do que as dietas não vegetarianas. Esse menor consumode proteína deve ser benéfico, uma vez que se encontra associado a um menor risco de osteoporose nos vegetarianos, além de uma menr função renal em indivíduos com lesões preexistentes"
Fonte: OVERRUNNING

Sem comentários: