Pesquisar neste blogue

abril 23, 2010

Qual a sua Pegada Ecológica?


8 maneiras de ajudarmos o planeta



Em homenagem ao Dia da Terra estamos dedicando uma atenção especial aos conteúdos relacionados à sustentabilidade e ecologia, para nos lembrarmos o quanto é importante cuidarmos do nosso planeta.
Como todos amantes da tecnologia sabem, a produção de aparelhos eletrônicos e seu uso de energia diário afetam a natureza em vários estágios do processo. Como usuários finais podemos mudar alguns de nossos hábitos e, melhor ainda, utilizar novas tecnologias que sejam melhor para a natureza.
Por isso seguem 8 conselhos que podem nos ajudar no dia a dia:

  1. Desligue seus aparelhos quando não estiver usando, principalmente video games e TVs. Sim, é óbvio, mas muita gente não toma esse cuidado básico.
  2. Se for deixar o PC ligado, coloque-o para entrar em modo de espera ou hibernar, para utilizar menos energia.
  3. Tire da tomada o que voce não usar com frequência, pois aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando desligados.
  4. Troque seus aparelhos antigos por modelos novos e mais eficientes. Você já viu o impacto de uma geladeira velha na conta de luz? O mesmo vale para TVs de tubo e centenas de outras tecnologias.
  5. Use estabilizadores inteligentes. Muitos no-breaks, estabilizadores e réguas com várias tomadas consomem energia só de possuirem algo ligado neles, mesmo que tudo esteja desligado. Lembre de desligá-los ou comprar modelos que controlam seu gasto.
  6. Ao comprar um eletrônico, verifique se ele possui algum certificado verde. Existem vários selos verdes que indicam que um aparelho consome menos energia, como o do Inmetro, Energy Star, etc.
  7. Aproveite a Internet para economizar papel. Tente diminuir ao máximo o consumo de papel, afinal, hoje qualquer informação pode ser transmitida on-line. Procure saber se é possível receber contas somente on-line, etc.
  8. Sempre compre lâmpadas de baixo consumo e maior duração, além de serem melhores para o ambiente, também representam uma economia de longo prazo.
Alguém conhece algum outro hábito diário para ajudar o planeta?

Sem comentários: