8 maneiras de ajudarmos o planeta
Em homenagem ao Dia da Terra estamos dedicando uma atenção especial aos conteúdos relacionados à sustentabilidade e ecologia, para nos lembrarmos o quanto é importante cuidarmos do nosso planeta.
Como todos amantes da tecnologia sabem, a produção de aparelhos eletrônicos e seu uso de energia diário afetam a natureza em vários estágios do processo. Como usuários finais podemos mudar alguns de nossos hábitos e, melhor ainda, utilizar novas tecnologias que sejam melhor para a natureza.
Por isso seguem 8 conselhos que podem nos ajudar no dia a dia:
- Desligue seus aparelhos quando não estiver usando, principalmente video games e TVs. Sim, é óbvio, mas muita gente não toma esse cuidado básico.
- Se for deixar o PC ligado, coloque-o para entrar em modo de espera ou hibernar, para utilizar menos energia.
- Tire da tomada o que voce não usar com frequência, pois aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando desligados.
- Troque seus aparelhos antigos por modelos novos e mais eficientes. Você já viu o impacto de uma geladeira velha na conta de luz? O mesmo vale para TVs de tubo e centenas de outras tecnologias.
- Use estabilizadores inteligentes. Muitos no-breaks, estabilizadores e réguas com várias tomadas consomem energia só de possuirem algo ligado neles, mesmo que tudo esteja desligado. Lembre de desligá-los ou comprar modelos que controlam seu gasto.
- Ao comprar um eletrônico, verifique se ele possui algum certificado verde. Existem vários selos verdes que indicam que um aparelho consome menos energia, como o do Inmetro, Energy Star, etc.
- Aproveite a Internet para economizar papel. Tente diminuir ao máximo o consumo de papel, afinal, hoje qualquer informação pode ser transmitida on-line. Procure saber se é possível receber contas somente on-line, etc.
- Sempre compre lâmpadas de baixo consumo e maior duração, além de serem melhores para o ambiente, também representam uma economia de longo prazo.
Alguém conhece algum outro hábito diário para ajudar o planeta?
Sem comentários:
Enviar um comentário