Pesquisar neste blogue

abril 06, 2010

A melhor culinária do mundo



gopala-pratoEu só entendi o que era ser vegetariano após visitar a Índia pela primeira vez, em 1980.
O engraçado e trágico é que nada havia em comum com os restaurantes vegetarianos que até então havia freqüentado no Brasil. Tanto que depois da passagem pelo subcontinente indiano, jamais voltei a pisar em um restaurante natureba.
Estes, salvo excepcionalidades, são, na minha humilde opinião, uma ofensa ao paladar e explicam o porquê de milhões de não-vegetarianos relutarem tanto em adotar hábitos alimentares mais saudáveis.


Um bom exemplo é o tal de arroz integral, dito tão saudável, mas que jamais tive o desprazer de encontrar em nenhum dos mais de uma centena de restaurantes vegetarianos, de todas as estrelas que freqüentei nas minhas duas viagens à Índia.
Servidos em porções normalmente pequenas, a culinária indiana é uma celebração de cores, cheiros e sabores sem igual, em um redemoinho de sensações a cada refeição. Caracteriza-se pelo uso sofisticado e abundante de centenas de ervas e especiarias, transformando qualquer mera hortaliça, classificada quase pejorativamente como “salada” pelo Ocidente, em um suntuoso, peculiar, excitante e inigualável prato da cozinha indiana.


Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana é caracterizada pelo uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias. Inclui entre tantos temperos o açafrão, ajowan, alcaravia, amchoor, aneto, aneto indiano, anis, anis-estrelado, assa-fétida, canela, canela cássia, cardamomo verde, cardamomo negro, cominho, coriandro, cravo-da-índia, cúrcuma, curry, fagara, feno-grego, funcho, gengibre, lima keffir, mostarda, nigela, noz-moscada, papoula, pimenta-de-rabo, pimenta e pimenta longa, pimenta-da-guiné, pimentos chiles, tamarindo, etc, o que convenhamos, permite transformar qualquer arroz, batata, laticínio etc. em um prato de sabor incomparável.

Agora, me cite um único restaurante vegetariano no Brasil e na maior parte do mundo que inclua estes condimentos regularmente na sua cozinha. Então, prefiro freqüentar as boas e honestas trattorias; as churrascarias finas, que oferecem uma quantidade imensa de opções para vegetarianos de deixar qualquer restaurante natureba no chinelo, e ainda servem com guardanapos de pano e ar condicionado; e as excelentes opções de pizzaria que encontramos em qualquer lugar do mundo.

Sem comentários: