Pesquisar neste blogue

abril 07, 2010

E o leite?

O ser humano é, provavelmente, o único animal que dá continuidade ao consumo de leite após o desmame.Tal como nos outros animais, o bebé é alimentado com leite animal, normalmente, até ao seu primeiro ano de vida. Após esta fase e, ao contrário do que acontece com os outros animais, é aconselhado o contínuo consumo de leite animal apresentando argumentos em seu benefício que vão desde o auxiliar no crescimento do bebé até ao facto de proporcionar um melhor desenvolvimento e desempenho físico.




E o LEITE?







Porque devemos recusar o leite



A imagem de vacas pastando tranquilamente em pastos e se deixando alegremente ordenhar é veiculada pela indústria leiteira visando incitar as pessoas a consumirem leite.


Entretanto, esta imagem fabricada esconde uma sórdida realidade. É evidente que, para obtermos leite, não matamos as vacas. Por isso, se nos mantivermos em uma abordagem superficial do assunto, chegamos rapidamente á conclusão que, consumir produtos lácteos não implicaria sofrimentos para os animais. Infelizmente essa análise não leva em conta que, para produzir leite, é necessário que uma vaca dê a luz, como todo e qualquer mamífero e, isto, uma vez ao ano. É aí que as coisas começam a se complicar: se os produtores deixarem os bezerros mamar, a vaca controlará e freiará a descida do leite; prejudicando a produtividade. Então, o bezerro é retirado da mãe logo alguns dias depois de seu nascimento. Você já pensou
no traumatismo que é inflingido á vaca, cuja ligação ao filhote não podemos negar?

Se for um bezerro fêmea, esta irá se juntar ás outras vacas leiteiras. Sua primeira gravidez acontecerá quando ela tiver cerca de 2 anos; ela será novamente fecundada 3 meses após cada parto (através de inseminação artificial em cerca de 65 a 75% dos casos), a vaca será mantida em ordenha durante pelo menos 7 meses ao ano e o produtor continuará a ordenha-la mesmo enquanto ela estiver grávida. Você pode imaginar a que ponto isto pode extenuar seu corpo cujas necessidades vitais não são de forma alguma repeitadas? Além do que, este produtivismo intensivo reduz seu potencial de vida (que normalmente é de 20 anos) á cerca de 5 anos, idade na qual ela será abatida por ter se tornado estéril ou por render pouco... Você sabia que 70% da carne bovina é proveniente das vacas leiteiras?




Por outro lado, se o bezerro for macho, seu destino dependerá da qualidade de sua carne. Se seu potencial em carnes for pobre, ele terminará virando patê para cachorros e uma parte de seu estômago será usada para fabricar o coalho destinado á fabricação de queijos. A quase totalidade dos queijos que encontramos no mercado contém carne animal (queijo= carne branca).

Se o produtor desejar produzir carne vermelha, o bezerro será enviado a unidades de engorda intensiva onde será super alimentado com cereais e mantido em um local estreito para evitar que ocorra a mínima perda de peso. Outros animais (cerca de 2 milhões de bezerros) serão enviados para criações industriais, confinados em boxes individuais que os privam de todo contato com seus congêneres e os impedem até mesmo de deitarem-se corretamente. Saiba que 90% deste tipo de confinamento é feito em locais fechados contra 10% de criadouros ao ar livre.

De toda forma, qual tenha sido o tipo de criação que tenham suportado as vacas e os bezerros, todos acabarão, sem exceção, no facão do açougueiro. A indústria leiteira é uma fornecedora direta da indústria da carne e dela não pode ser dissociada. Cada vez que você consome produtos lácteos, você envia animais ao abatedouro. Porque então continuar a consumí-los se existem substitutos como o leite de soja, o leite e arroz, o de amêndoas (também em forma de pastas , cremes e queijos) que são tão saborosos e equilibrados quanto o leite de vaca?! Temos á nossa disponibilidade substitutos que não implicam na exploração nem na morte de milhões de animais...

Se você teme uma deficiência de cálcio, saiba que a maioria dos legumes verdes, cereais integrais e até mesmo a água mineral o contém em grande quantidade.





4 comentários:

Anónimo disse...

Quanta asneira...
Comam concreto nessas cidades, é mais saudável.

Ellen Moisés disse...

Que coisa mais ridícula isso, a pessoa que escreveu isso certamente é mais uma dessas que acham que o mundo mais ser melhor se não consumir isso ou aquilo. Enquanto você se preocupa com o fato se deve ou não beber leite coias mais importantes, e que merecem bem mais atenção estão ai e você preocupada de onde vem o leite.
Já que você sabe disso tudo, você sabe também que essa é a fonte de renda de milhares de pessoas não só no Brasil mais como tambem no mundo? Você sabe, que essa atividade traz uma porcentagem significativa pra o PIB brasileiro? e eu aposto que na sua casa deve ter alguma coisa que vem das pecuária seja ela leiteira ou de corte! ou você acha que a vaca só produz leite e pronto?! Tudo bem pode ser a sua opinião, mais quando for mostra-lá pesquise mais, ve se você não esta falando mal de uma coisa que certamente é necessária em sua vida!
Mais uma coisa é essa atividade que você tanto descrimina que vai me dar o sustento, pois estou cursando o curso de Tecnologia em Laticínios!
Beijos!

Anónimo disse...

Parabéns Ellen, falou e disse.

Anónimo disse...

Parabéns Ellen,
Realmente a produção e lucro são mais importantes que a saúde humana!

http://www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98