Pesquisar neste blogue

abril 22, 2010

DIA DA TERRA

O Dia da Terra foi criado pelo então senador estadunidense Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.
Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.
O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.

"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis.
Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
Este dia não é reconhecido pela ONU.


O DIA DA TERRA 2010 DECLARAÇÃO DE CLIMA




 photo
 photo
 photo
 photo
 photo
 photo


Is Your Diet Causing Climate Change?
Watch PETA's Video on the Diet-Environment Connection.


Canais exibem especiais sobre ecologia no Dia da Terra






Criado há 40 anos, nos Estados Unidos, pelo senador Gaylord Nelson, o Dia da Terra não tem por objetivo firmar uma data para comemorações, e sim para se fazer alertas.


Neste 22 de abril, milhões de pessoas ao redor do mundo se reunirão para protestar contra as ameaças que a própria humanidade criou à Terra.

Na TV, no lugar de passeatas com pessoas de branco, surgem trabalhos de conscientização. Com esse foco, os canais por assinatura National Geographic (NatGeo), GNT e Discovery Channel prepararam uma programação especial para a data.

No NatGeo, serão quatro estreias mundiais com temas sobre os oceanos. A programação começa às 20h, com “O Paraíso dos Tubarões“. Na sequência, às 21h, é a vez de “O Labirinto Negro das Profundezas” e, logo depois, às 22h, “Oasis Submarino“. Por fim às 23h, é a vez de “Uma Beijing Ecológica“, que mostra como uma cidade agrícola se tornou um centro dinâmico e moderno. 

Dos quatro programas do NatGeo, um dos destaques é “O Paraíso dos Tubarões”, comandado pelo ecologista Enric Sala. Ele lidera uma equipe até as Ilhas Line, no Kiribati, no Pacífico, um dos últimos redutos selvagens de tubarões. Em entrevista ao Jornal da Tarde, Enric disse que uma barreira de coral só é saudável se houver a presença de tubarões. “Na maioria dos corais mundiais, não existem mais tubarões”, ele diz. “Protegemos 12% das terras do planeta em reservas naturais, mas só 1% do mar.” 

No Discovery, a programação começa ao meio-dia. E de hora em hora, uma maratona de programas especiais será exibida, até às 23h. Serão abordados temas como montanhas, água, desertos e animais.No GNT, a programação já começou, no dia 18, com produções sobre meio ambienteNos dias 26 e 27, sempre às 21h, o canal exibirá “50 Dicas para Salvar o Planeta” e “Simples e Sustentável”. As informações são do Jornal da Tarde.
Fonte: Estadão




oprah's earth day advice
Posted by Alicia Silverstone on Apr 30, 2010

I caught Oprah’s Earth Day episode last week, and it was soooo good.  For those of you who didn’t see it, I wanted to share some highlights with you.



Oprah spoke with the people who made The Cove, the documentary about the dolphin slaughter in Japan, that recently won an Oscar.  You can see her interview with them here:





The way that we can help is to spread the word about The Cove, and get as many people as possible aware of the current situation.  The best resource istakepart.com/thecove. Here are some things that we, as individuals, can do:



-Sign the petition on Facebook 

-If you aren’t on Facebook, you can sign it HERE

-Share the petition with your friends who live in Japan 

-Text DOLPHIN to 44144, and sign the letter straight from your phone



-Join the Facebook Cause and share the petition with your friends 

There was also a segment about the Plastiki, which is a ship made of 12,500 plastic soda bottles and other recycled materials. David de Rothschild is a British explorer, and was inspired to build this boat after learning about the Great Pacific Garbage Patch – which is a swirl of trash that stretches across the Pacific from California to Japan, and has killed millions of animals.  



Take a look at this clip from the episode about the Garbage Patch, and how bad plastic is for the environment

:



Sem comentários: