abril 19, 2010

100% VEGAN! 100% ORGÂNICOS!




Belezas, segredos  e riquezas

A região amazônica concentra em seu território a maior e mais exuberante floresta tropical da Terra: são mais de 3,6 milhões de Km2 que guardam 20% de toda a água doce do planeta. De acordo com a Conservation International, 70% de todas as especies de fauna e flora presentes em florestas tropicais vivem na região amazônica, o que representa 23% da biodiversidade global. Preservar esse patrimônio é interesse do Brasil e do mundo. O uso sustentável da biodiversidade, cuja premissa é equilibrar a exploração dos recursos naturais com sua capacidade de regeneração, é defendido e incentivado pela ABIHPEC, que estimula as empresas associadas a usar materia-prima certificada, pois essa é a garantia de que os insumos foram extraídos de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. A sustentabilidade é a alternativa para melhorar a qualidade de vida de populações indígenas e comunidades extrativistas, respeitando seus conhecimentos e tradições.

Andiroba

O óleo obtido de sua semente tem ação cicatrizante, antiinflamatória, anti-séptica e repelente de insetos. É usado em produtos para pernas e pés, para peles secas e para o couro cabeludo.

Açaí

O açaí é uma palmeira típica da Amazônia Oriental, e produz um fruto rico em agentes adstringentes, antioxidantes e antibacterianos, além de possuir proteínas e as vitaminas A, C, B1 e E. Possui também um elevado teor de antocianinas, pigmentos naturais responsáveis pela cor arroxeada do fruto. O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos, mono e poliinsaturados e pode ser utilizado em produtos antienvelhecimento cutâneo e pós-sol.

Babaçu

O babaçu é uma palmeira extremamente rica do ponto de vista econômico, pois pode ser aproveitada da raiz às folhas. O óleo extraído de sua semente é rico em ácido láurico, que pode ser empregado em produtos cosméticos, como sabonetes e cremes hidratantes.

Burití

O óleo tirado da polpa tem cor vermelho-alaranjada e composição graxa similar à do óleo de oliva. É usado em produtos que previnem e combatem a ação do sol, em produtos antienvelhecimento cutâneo, cremes infantis contra assadura, fortalecedores capilares e produtos para fios tingidos e danificados. O óleo é rico em carotenóides e pró-vitamina A.

Cacau

Do fruto do cacaueiro são extraídas sementes que, após sofrer fermentação, se transformam em amêndoas, das quais se produz a manteiga de cacau, poderoso emoliente natural. Na indústria cosmética, essa matéria-prima é empregada na preparação de cremes e loções, sabonetes, óleos de banho, batom e preparados para os cuidados com os cabelos.

Café

O óleo natural cru de café é empregado em cremes de tratamento, óleos corporais e produtos capilares. É hidratante, emoliente, condicionante, antioxidante, antiinflamatório e reparador da barreira cutânea. Tem ação estimulante, que revitaliza os cabelos e fortalece suas raízes. Com alto poder adstringente, ajuda a regular o trabalho das glândulas sebáceas e elimina as impurezas do couro cabeludo.

Castanha do Brasil

O óleo obtido da castanha tem uma composição graxa muito parecida ao óleo de gergelim e contém ácidos graxos insaturados e fitosteróis. Atua no tecido cutâneo, formando um filme de proteção que reduz a perda de água da pele, prolongando a hidratação. É usado em produtos pós-barba e antienvelhecimento cutâneo, e em protetores naturais para a pele. Aumenta a hidratação da pele.

Cupuaçu

A manteiga extraída de sua semente estabiliza emulsões e proporciona mais hidratação, além de absorver a radiação UV e melhorar a elasticidade da pele. Contém ácidos graxos de cadeia longa e filosteróis. É usada em produtos que previnem e combatem a ação do sol, em pós-depilatórios e hidratantes em geral.

Maracujá

O maracujá é uma trepadeira natural da região Sul do Brasil. O extrato desse fruto é rico em ácidos graxos, que ajudam na restauração. Do manto hidrolipídico da pele. Possui elevado teor de ácido linoléico. Produtos preparados com essa matéria-prima têm propriedades emolientes, nutrindo a pele e deixando-a macia sem ficar gordurosa, atua também como hidratante. Quando usado em produtos para cabelos, atua como hidratante além de ajudar a restaurar os fios quebradiços, conferindo-lhes força e vida.

Murumuru

Palmeira nativa da região amazônica produz um fruto amarelo, que tem cheiro e gosto de melão. Desse fruto é extraído um óleo usado na fabricação de sabonetes líquidos e sólidos e também em cremes. Possui propriedades emoliente, o que confere ação nutritiva e hidratação para pele e cabelo.

Pequi

O pequizeiro é uma espécie típica da região do Cerrado, o segundo maior bioma do país. As folhas de sua árvore têm propriedades adstringentes e, do seu fruto, o pequi, é extraído um óleo rico em vitaminas A e C. Usado na fabricação de cremes, sabonetes e óleos de banho, ele promove emoliência e tonificação da pele.

Guaraná

Este arbusto, originário da Amazônia, produz uma frutinhas vermelha que, quando aberta revela, no centro da polpa branca, uma semente marrom, que lembra o olho humano. O extrato de guaraná contém cafeína, taninos e saponinas. Por suas propriedades adstringentes e tonificantes, que ajudam a controlar a oleosidade, a indústria cosmética usa o extrato em produtos como sabonetes, hidratantes, xampus e cremes para pentear.

Pitanga

Pitanga, na língua Tupi, quer dizer vermelho. O extrato dessa frutinha, é rico em vitaminas e sais minerais e possui propriedades adstringentes. É usado na fabricação de produtos cosméticos para controlar a oleosidade dos cabelos e da pele, proporcionando uma sensação de limpeza e de frescor.

Copaíba

Palmeira com nome tupi que quer dizer “árvore de que se extrai óleo com propriedades medicinais”. Considerado como uma “farmácia natural”, o óleo extraído da árvore e das flores tem ação cicatrizante, antiinflamatória, bactericida, balsâmica e desinfetante. A presença de beta-cariofileno confere ação antisséptica. É usado na produção de xampus, sabonetes e outros produtos que tratam problemas como caspa e acne e em máscaras relaxantes.

Ucuuba

Da semente dessa árvore é extraída uma gordura amarelada usada na indústria cosmética para produzir sabonetes, cremes e xampus. Tem ação antiinflamatória, cicatrizante e revitalizante, além de ser um poderoso hidratante natural.

Sem comentários: