março 27, 2010

Pássaros podem ensinar humanos a comer de forma saudável

Pesquisa aponta que aves migratórias se alimentam apenas de frutos anti-oxidantes


Getty ImagesFoto por Getty Images
Aves observadas escolhiam um determinado tipo de fruto que continha
mais anti-oxidantes e pigmentos do que outros 11 provenientes da ilha
Dois cientistas da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, descobriram que aves migratórias têm a capacidade de escolher os frutos mais saudáveis para sua saúde. Isso porque observaram que os pássaros escolhem apenas os frutos anti-oxidantes para comer.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas observaram os pássaros que pousavam em Block Island, na costa sul de Rhode Island. Todos eles escolheram um determinado tipo de fruto que continha mais anti-oxidantes e pigmentos do que outros 11 provenientes da ilha.
O comportamento das aves chamou atenção da professora-assistente de Farmácia, Navindra Seeram, chefe do laboratório de pesquisas da Universidade e do professor de Ecologia e Fisiologia Scott McWilliams, que estudam os hábitos alimentares das aves migratórias. A pesquisa mostra como a dieta rica em anti-oxidantes das aves pode ajudar a prevenir câncer e outras doenças graves.
Para a professora, este tipo de alimentação das aves é o que mantêm a sobrevivência das aves migratórias.
O próximo passo da pesquisa é determinar como os pássaros detectam este componente nos frutos.
Para os cientistas, a pesquisa deve beneficiar a saúde humana tanto quanto a preservação das aves, se for encontrado um link direto entre a saúde e a dieta dos pássaros.

Sem comentários: