março 16, 2010

Internet é oficializada como candidata ao Nobel da Paz 2010

Rede de computadores concorrerá com organização por direitos humanos e ativista chinês, entre outros
por Redação Galileu
Editora Globo
A indicação da internet ao Prêmio Nobel da Paz, fruto de uma campanha lançada pela versão italiana da Revista Wired e apoiada por Galileu, agora é oficial. Os organizadores da campanha anunciaram que a candidatura da rede mundial de computadores foi aceita pelos membros do comitê que organizador do prêmio em Oslo, na Noruega.

Segundo a Revista Wired, a internet merece o prêmio porque representa todas as pessoas e é um instrumento para a propagação da paz e dos direitos humanos. Não há nenhum impedimento nas regas do Nobel à nomeação de organizações. A cruz Vermelha já venceu o prêmio duas vezes.

Como é de praxe, o comitê do Nobel faz entre os meses de fevereiro e março uma lista curta com nomes de candidatos ao prêmio. Eles são indicados por vencedores anteriores, líderes políticos, governantes e professores universitários.
Mas o comitê não anuncia oficialmente todos estes nomes. Em geral, algumas pessoas que sugerem nomes ao prêmio divulgam seus escolhidos. Alguns dos concorrentes da internet para 2010 são: o Svetlana Gannushkina, um grupo ativista pelos direitos humanos e Liu X

Galileu apoia campanha Internet pela Paz

A internet é oficialmente candidata ao Prêmio Nobel da Paz 2010. A Revista Galileu apoia a causa "Internet For Peace". Assista ao vídeo e entenda por que a rede - e nós - merecemos este reconhecimento

por Redação Galileu

Sem comentários: