Pesquisar neste blogue

março 27, 2010

Hora do Planeta 2010

2




No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. 
Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu
Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR



 Confira 10 dicas de como preservar o planeta Terra





1. Informe-se
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam em relação à preservação da natureza.

2. Aja localmente
Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade com a difusão de idéias sobre a preservação do Meio Ambiente. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.

3. Não polua
Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

4. Preserve a biodiversidade
Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

5. Seja coerente
Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.

6. Passe a sua vida a limpo
Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.

7. Boicote
Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente.

8. Eleja e cobre
Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças para medidas que preservem o meio ambiente.

9. Ensine as crianças
Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais tranquilo daqui para frente.

10. Acredite no futuro
Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença na preservação do mundo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.


Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar. Clique aqui e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu. 
O próximo passo é  espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também. 
Se você utiliza as mídias sociais, como  OrkutTwitterYoutube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet. Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta.  Clique aqui ou acesse www.earthhour.org.
WWF-Brasil lança o movimento 'Hora do Planeta 2010'


RIO - O movimento mundial de alerta contra o aquecimento global "Hora do Planeta 2010" foi lançado nesta quarta-feira, pela ONG WWF-Brasil, em cerimônia realizada no Copacabana Palace. O Rio de Janeiro foi escolhido a cidade sede da campanha, cujo objetivo é estimular a população a apagar as luzes por uma hora, no próximo dia 27, das 20h30m às 21h30m.

Você vai aderir à campanha 'Hora do Planeta 2010' e apagar as luzes por uma hora no dia 27?

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, participou do evento representando o prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, a prefeitura vai lançar um desafio à população, para que o Rio seja a cidade com maior adesão à campanha no país e no mundo.
- Esta é a segunda vez que participamos do movimento. Além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que já tiveram as luzes apagadas ano passado, vamos incluir a Zona Norte na campanha, desligando as lâmpadas da Igreja da Penha. O Pão de Açúcar e a Pedra do Arpoador também ficarão às escuras e estamos negociando com o exército para que eles participem, apagando a luz do monumento aos mortos na Segunda Guerra, no Aterro do Flamengo - disse Osório.
O movimento surgiu na Austrália, em 2007. No ano passado, a ação contou com a adesão de mais de quatro mil cidades, em 88 países. No Brasil, participaram 113 municípios e 13 capitais. A expectativa da WWF-Brasil é de que até um bilhão de pessoas apaguem as luzes durante a 'Hora do Planeta' em 2010.
Rio de Janeiro é a primeira cidade do país a entrar oficialmente no 'Hora do Planeta 2010'


HORA do PLANETA no MUNDO



A contagem decrescente para a Hora do Planeta 2010 já começou e o trabalho das equipas mundias intensifica-se para alargar este movimento ainda a mais cidades e países do mundo. A poucas semanas do evento que pretende colocar o mundo às escuras por um Planeta Vivo, durante uma hora (dia 27 Março, das 20H30 às 21H30), a WWF/Hora do Planeta depara-se com outra adesão histórica: mais de 92 países já aderiram a esta iniciativa contra os 88 conseguidos em 2010. 
Descubra que países participam e que actividades de mobilização se estão a desenvolver e que culminarão no apagão global de 27 de Março.


 Hora do Planeta 2010 em Portugal

Participe!

 

Nosso planeta em NOSSAS mãos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que vou participar, :))) obrigada por compartilhar todas essas ricas informações!