Pesquisar neste blogue

dezembro 06, 2009

Canadá: Segundas-feiras sem carne organizam-se no Quebec

O Quebec terá em breve segundas-feiras sem carne. O anúncio foi feito no Grande Encontro Vegetariano, evento anual organizado pela Associação Vegetariana de Montréal, no dia 22 de Novembro.


A Associação Vegetariana de Montereal e os Anigos da Terra do Quebec, decidiram formar uma coalizão para criar segunda-feira sem carne no Quebec. O movimento nasceu no Canadá Ocidental.



As segundas-feiras sem carne ou Meatless Mondays existem em várias cidades dos Estados Unidos e na Europa. O movimento norte-americano, nasceu em Baltimore em 2003, por iniciativa do Departamento de Saúde Pública da Universidade John Hopkins, a fim de reduzir a incidência de doenças como a osteoporose, artrite, cardio doença, colesterol e alguns tipos de câncer. Foi em 2009 que o argumento ambiental foi adicionado à dieta.





Em um estudo datado de 2006, a ONU estima que um quinto das emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura animal, em comparação com 13% de toda a indústria de transporte combinado. A demanda global por carne vem aumentando ano a ano. Reduzindo o consumo de carne, o homem reduz a sua pegada ecológica, reduziu o consumo de água necessária para o gado e reduziu a sua dependência dos combustíveis fósseis.



O movimento no Quebec 'Meatless' segundas-feiras é provável que siga de perto o modelo norte-americano. Por que não segunda-feira e quinta-feira, como na cidade de Ghent, na Bélgica, ou sexta-feira, como era tradição em Québec por muito tempo? "Há estudos que mostram que quando um hábito começa na segunda-feira, as chances são de que continue essa prática durante toda a semana", explicou Carl Saucier-Bouffard, durante o Grande Encontro Vegetariano.



As segundas-feiras sem carne no Quebec deverão inciar-se na próxima Primavera , como parte do Expo comer saudável, a ser realizada em Montreal de 19 de março a 21.
 
Fonte: Cyberpresse

Sem comentários: