Pesquisar neste blogue

novembro 06, 2011

Fita rosa nas tetas das vacas e o câncer de mama




Consumo de leite e o câncer de mamaHá poucos dias ocorreu a Semana Mundial do Câncer de Mama, onde campanhas de conscientização no mundo inteiro tiveram o intuito de chamar a atenção para esse grave problema que atinge mulheres em quase todas as faixas etárias, mas principalmente aquelas acima dos trinta anos. O Instituto Nacional do Câncer aponta o estado do RS com a maior incidência e por aqui não faltaram palestras, reportagens e campanhas como a do laço cor de rosa como símbolo dessa luta.

Mas interessante é que em quase todas as notícias referentes a essa campanha de conscientização, a grande maioria enfatizou apenas a prevenção através do auto exame ou da mamografia. Muito pouca ênfase na prevenção através dos cuidados com a alimentação, stress, álcool, fumo, obesidade, reposição hormonal, diabetes e hereditariedade. Mesmo nesse último quesito, como diz o cardiologista Fernando Luchese, os fatores genéticos constituem-se como uma bomba relógio que você tenta desarmar ou não, dependo do estilo de vida que leva.

No RS, onde se consome em demasia muita gordura animal, carne e laticícios, o que pode favorecer a alta incidência desse tipo de câncer. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Leeds e publicada na revista especializada British Journal of Cancer, com 35 mil mulheres com idades entre 35 e 69 anos, aquelas que passaram da menopausa e comem mais de 103 gramas de carne vermelha por dia ou carne processada, tem 64% mais chances de desenvolver a doença. Já as mulheres em período pós-menopausa que consomem cerca de 57 gramas de carne por dia têm 56% de chance de desencadear o câncer de mama. A pesquisa revelou que mesmo as mulheres jovens têm leve risco de desenvolver a doença se comerem carne vermelha todos os dias.
No livro intitulado “Your life in your hands” (A Tua Vida Nas Tuas Mãos) da professora de geoquímica Jane Plant, a mesma relata sua experiência pessoal de luta e sobrevivência a cinco tumores mamários, que mesmo passando pelas práticas convencionais de tratamento, só veio a ter a cura efetiva após seis semanas de abandono total do leite e seus derivados. Diz ela que a relação entre o consumo de lácteos e o câncer de mama é similar a do tabaco e o câncer de pulmão. E tudo começou, relata ela, numa viagem do seu marido, que também é cientista, à China. Constataram que tal enfermidade era virtualmente inexistente naquele país, onde apenas uma entre 10.000 mulheres morria de câncer de mama. Já no reino Unido morria uma para cada 12 mulheres. E a mesma constatação em relação aos homens e o câncer de próstata, pois a maioria da população chinesa é incapaz de tolerar o leite e por isso não o tomam. Lá não há o hábito de se dar leite de vaca para as crianças. E não pode ser uma simples casualidade que, mais de 70% da população mundial tem sido incapaz de digerir a lactose. E outra constatação interessante é que os chineses ou mesmo os orientais em geral, que adotam os hábitos da dieta ocidental, seja no seu próprio país de origem ou quando passam a morar fora, acabam desenvolvendo esse tipo de câncer.

Segundo a professora Plant, “o leite de vaca é um grande alimento... mas só para os bezerros, pois a natureza não o destinou para ser consumido por nenhuma outra espécie”. O leite só é natural para o filhote que recebe de sua própria mãe esse alimento. Fora disso, torna-se um elemento estranho ao organismo de uma outra espécie adulta que já deixou a fase de amamentação. De todas as espécies mamíferas a humana é a única que comporta-se como filhote mesmo depois de adulta e teima em tomar leite até morrer de velho. Em média, aos três anos de idade perdemos duas importantes enzimas necessárias à decomposição e a digestão do leite, a renina e a lactase. Além desse fato, o leite possui em sua composição alto teor de gordura, caseína e um conveniente e bonito nome para milhões de células somáticas, que nada mais são do que PUS. Não bastasse isso é frequente a contaminação com fezes e pesticidas.
Então está na hora de aprofundar o debate e as campanhas que visam alertar esse grave problema que afeta homens e mulheres do mundo inteiro e inserir nesse contexto o que se evidencia como conseqüência de um hábito tradicional, porém equivocado, em que lá na origem da fazenda transforma fêmeas bovinas em escravas leiteiras, onde seus ventres exaustos e suas mamas judiadas e sugadas são meras máquinas de um lucrativo agronegócio. Alí também tem muito sofrimento e dor nas mamas.

Por Márcio Linck


Fonte

novembro 04, 2011

Itália: manifestação com corpos de animais

Durante um vídeo investigativo realizado pela ONG italiana “Nemesi Animale“, em outubro de 2011, foram resgatados alguns corpos de animais que foram assassinados pela indústria de produtos de origem animal. O intuito era fazer uma grande manifestação silenciosa em praça pública. A imagem chocante – e ao mesmo tempo emocionante – fez com que centenas de pessoas parassem para prestar atenção ao que estava acontecendo.
Para ver um álbum de fotos da manifestação no Flickr, clique aqui.
Agradecimento especial a Ivan V. Tavazzi, membro da Nemesi Animale que se tornou leitor do ViSta-se e enviou esta notícia para inspirar a todos nós brasileiros.
Em dezembro de 2010 ocorreu um protesto semelhante em São Paulo, coordenado pela ONG Veddas, veja aqui.

Um estilo de vida

Foi assim, há um ano e três meses atrás que minha filosofia de vida mudou. Uma vida sem crueldade contra animais, uma vida que se importa mais com o planeta, com as minhas florestas e com toda a nossa água. Isso tudo sempre foi importante pra mim, sempre cuidei para o não desperdício e para o reaproveitamento. Mas, nesse tempo, descobri que posso fazer mais que isso. Posso cuidar mais, posso ter idéias e incentivar pessoas, posso ensinar, posso levar conhecimento...

Acredito que, para todas as coisas, temos exemplos em nossas vidas. Um exemplo de profissional, um professor, uma cozinheira, um fotógrafo... um estilo de vida!

Pessoas com idéias e atitudes que admiramos e tomamos por base para levarmos a nossa vida.

Mais importante que adotar essa filosofia é, também, disseminá-la por aí. Mostrar as pessoas e dar a elas um pouco mais de informação, assim como eu recebi.

Ouvi a palavra “vegana” a primeira vez de uma moça de sorriso lindo, que falava sobre suas crenças com um brilho magnífico no olhar. Impossível não se encantar, não acreditar. Pesquisei, colhi informações, li e reli sobre o assunto. Acreditei.

Dois meses depois conheci a idealizadora desse projeto lindo, por quem tenho toda a admiração. A pessoa que, todos os dias, me ensina sobre tudo.

Aprendi que não comer carne, não somente está livrando bichinhos de um sofrimento e vida cruel. É uma questão maior e que vai mais além. Estamos falando do planeta em que vivemos, do ar que (tentamos) respirar...

A quantidade de ração usada para alimentar gado, por exemplo, daria para alimentar quase toda a África, sem falar em toda a emissão de gás carbônico... mas as pessoas não sabem disso, ou, fingem não saber sua importância; e é muito triste.

Leio, escrevo, comento, reblogo, publico, falo... tudo que é informação, notícia, novidade...

E desde então, vou jogando essa sementinha que, um dia, jogaram em mim.

Essa semana veio a recompensa; meus alunos todos participando da Segunda Sem Carne. Em uma conversa aparentemente simples de um fim de estágio, sobre assuntos diversos, entramos no vegetarianismo e falando sobre isso ou aquilo, um deles disse: “Professora, vou participar dessa campanha” e o outro e o outro e no final, todos concordaram em tentar. Por vontade ou curiosidade, não sei.

Essa segunda agora, dia 31 foi a primeira e um professor, que também entrou na campanha veio me contar como foi sua experiência: “No almoço eu fiz ovo. Na hora do jantar, estava quase cortando um pedaço de carne quando lembrei... guardei tudo e fui fazer uma salada. Agora coloquei um recado na minha geladeira – Não comer carne na segunda-feira – “ Gente, quase chorei quando ele me contou isso...

... estão experimentando o novo. Um novo que o planeta e os animais agradecem.

Marlise Carvalho


novembro 01, 2011

Filosofia do veganismo

O vegano defende que o homem deve viver autonomamente, sem depender de outras espécies animais.
Por outro lado, o veganismo é uma filosofia e prática de vida e compaixão. Este caminho tem sido seguido por algumas pessoas em todos os tempos da historia da humanidade.

Só recentemente a palavra vegan (VEEGN) foi utilizada para distinguir os vegan dos vegetarianos, e o movimento vegano acabou por se tornar numa sociedade.
A primeira sociedade vegana foi organizada e fundada em 1944, em Inglaterra. E em 1960, H. Jay Dinshah, fundou a sociedade vegan Americana. Desde então mais de 50 sociedades foram criadas em todo o mundo.
Veganismo é muito mais do que uma questão de dieta. É, sobretudo, uma forma de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra o reino animal. Isto implica que um vegano se limite ao uso de apenas produtos derivados do mundo vegetal, não consumindo, por isso, leite e derivados, ovos e mel.
Os veganos escolhem viver de uma forma mais humana e compassiva em relação aos animais, são contra a morte e todo o tipo de exploração animal. Não usam produtos derivados de animais, como sejam a lã, couro, peles, roupas ou móveis, artesanatos, sabonetes ou cosméticos que contenham produtos de origem animal, nenhuma escova feita de cabelos, ou travesseiro de penas etc.
Os veganos não pescam, não caçam, e não aprovam o confinamento de animais nos circos ou zoológicos, rodeios ou touradas.
O veganismo lembra ao Homem a sua responsabilidade pelos recursos naturais e faz com que ele procure formas de manter o solo e o reino vegetal saudável, assim como o uso correcto dos materiais da terra.
Um vegano evita submeter-se a vacinação ou a soro feito de animais. Sempre que possível, e dentro do razoável, evita ainda o uso de medicamentos que foram testados em animais.
O veganismo é uma filosofia de vida, um caminho que procura a harmonia com o meio ambiente.
O vegano, em geral, também se interessa em ter um excelente padrão físico, emocional, mental e espiritual.

Talvez esta lista pareça à primeira vista difícil de seguir, mas serve principalmente para mostrar como é grande e extensa a lista de produtos ou substâncias derivadas de animais que normalmente usamos diariamente ao longo de nossas vidas.
Principalmente porque o mercado de vendas destes produtos só pensa em aumentar os seus lucros, independente da exploração animal ou dos efeitos nefastos que isso traga ao meio ambiente ou à saúde a médio prazo.
O curioso é que já existem muitas alternativas, mais humanas, para qualquer tipo de produtos de origem animal. E no entanto são poucas as empresas que as adoptam. Na América do Norte e na Europa tem crescido o comércio de produtos não derivados de animal, devido ao aumento da consciência do respeito ao meio ambiente e a compaixão por todas as formas de vida.

Embora a dieta vegana não contenha vitamina D, os seus seguidores podem consegui-la com a exposição ao sol das mãos e da face durante quinze minutos, cerca de três vezes por semana. Os outros nutrientes mais difíceis de conseguir seguindo uma dieta sem produtos animais, como a vitamina B12, podem facilmente ser obtidos ingerindo alimentos enriquecidos, ou, em último caso, recorrendo a suplementos vitamínicos.

outubro 30, 2011

Governo Francês proibe vegetarianismo nas escolas

Home
Quem acredita que os animais não são nossos para os comermos é agora em França um cidadão de segunda

União Vegetariana Europeia (EVU) - Nota de Imprensa 

Um Decreto-Lei de 2 de Outubro de 2011 (1) determina que todas as refeições servidas em cantinas escolares em França devem conter produtos animais e que carne e peixe serão servidos com uma frequência mínina pré-estabelecida. Isto implica que por lei, daqui em diante nenhum vegetariano pode comer em nenhuma escola pública ou privada em França.

Seis milhões de crianças em idade escolar são agora obrigadas a comer animais, quer queiram quer não. Para muitas famílias almoçar em casa não é uma opção. No máximo, a um estudante vegetariano será permitido deixar o animal no prato e por conseguinte ficar com refeições desequilibradas.

Em seguimento de uma lei votada no ano passado pelo Parlamento Francês (2), medidas semelhantes serão tomadas em breve em relação a quase todos os serviços de catering, dos infantários aos hospitais, prisões e lares de terceira idade. O vegetarianismo terá sido por essa altura banido para uma grande parte da população.

Estas medidas querem, pretensamente, a todo o custo assegurar a qualidade nutricional das refeições. Carne animal é imposta como a única fonte de proteína e ferro e os lacticínios como as únicas fontes de cálcio, minimizando o facto de todos estes nutrientes serem obtidos tanto em qualidade como em quantidade em fontes minerais e vegetais. O facto de ser reconhecido internacionalmente que dietas vegetarianas cuidadas, incluindo dietas totalmente vegetarianas ou veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem trazer benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de certas doenças e que dietas vegetarianas bem planeadas são adequadas para o indivíduo durante todas as fases da vida, incluíndo gravidez, amamentação, infância, adolescência e mesmo para atletas (3) é quase ignorado.

Nenhuma consideração prática garante uma proibição cega do vegetarianismo, mesmo nas cantinas onde a administração esteja disposta a oferecer alternativas vegetarianas ou veganas. Este decreto é, portanto, uma violação arbitrária dos direitos dos cidadãos franceses vegetarianos.

A União Vegetariana Europeia quer salientar que a decisão que muitos cidadãos tomaram de não comer animais não é um mero capricho dietético ou uma escolha inconsequente de uma estilo de vida, mas baseia-se para muitos numa visão profunda dos princípios de como os animais deveriam ser tratados. Um governo democrático não pode restringir arbitrariamente os princípios dos seus cidadãos ou a sua prática. A declaração dos direitos fundamentais da União Europeia, ratificada pelos estados membros incluindo a França, afirma que: todos têm o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. Este direito inclui a liberdade para mudar de religião ou crença e a liberdade, quer a sós ou em comunidade, em público ou em privado, de manifestar religião ou crença, em oração, ensino, prática e observância (4).

O debate público em torno dos direitos dos animais e o estatuto moral dos animais é tão activo em França como noutros países. Os cidadãos são livres de escolher a sua posição sobre estes temas, e aqueles que acreditam que em consciência não podem aceitar comer animais não podem ser discriminados.

Um governo não pode decidir um debate filosófico, ético e político restringindo os direitos daqueles que discordam com as suas posições. Desde há anos, a posição oficial do governo francês tem sido abertamente hostil ao vegetarianismo (5). O ministro francês da agricultura Bruno Lemaire, declarou em Janeiro de 2010 que a meta do governo e a sua política de nutrição pública era defender o modelo de agricultura francês e contrariar iniciativas como a encabeçada por Paul McCartney, aconselhando a redução do consumo de carne (6).

A União Vegetariana Europeia exige que os recentes decretos-leis governamentais proibindo o vegetarianismo em cantinas escolares sejam revogados e que o governo Francês respeite os direitos civis dos seus cidadãos vegetarianos.


Renato Pichler
Presidente da União Vegetariana Europeia (EVU)



Notas:
1. Decreto nº 2011-1227 de 30 de Setembro de 2011; fim de 30 de Setembro de 2011.
2. "Lei pela modernização da agricultura e pescas" publicado em 27 de Julho de 2010 .
3. Posição da American Dietetic Association
4. Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia, artigo 10.1 
5. Um exemplo é o site mangerbouger.fr, onde o único conselho nutricional dado a um adolescente relativamente á sua vontade em tornar-se vegano é "para seu bem não siga essa dieta!"
( página 11).
6. Un programme pour l'alimentation

Végé ? t'as rien !
Link: Governo francês proíbe opção de cardápio vegetariano nas escolas
Link: Petição - Petition for the right not to eat animals in French schools
Link: Petição - Pétition pour le droit de ne pas manger d'animaux dans les écoles françaises

Link: Cantines : les menus sans viande en danger ?
Link: De la santé publique à l'intox nutritionnelle... les végétariens défendent leur liberté de conviction !
Link: Luttons pour la liberté de refuser la viande ! APPEL A MOBILISATION
Link: Rassemblement devant le ministère de l'Agriculture

outubro 29, 2011

Veganismo

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.

O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson (1910 - 2005) envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios.
Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan.
Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana).

Ideologia

Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação.
Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".
Muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais, que obviamente pressupõe uma alimentação estritamente vegetariana.

Vestuário, adornos, etc
Artigos em peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, etc) são preteridos, pois implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc), mantendo o cuidado de não exagerar com consumismos que também, mesmo que indiretamente, geram degradação/negação aos animais.

Alimentação
Excluem da sua dieta carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza
Evitam o uso de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais. Não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis, ou em caso de emergência ou urgência. Alguns optam pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo.
O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro, cultura de tecidos e modelos computacionais.
São divulgadas entre a comunidade vegana extensas listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.

Entretenimento
Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, também são boicotados pois implicam escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento.
Não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer "desporto" que envolva animais não-humanos. Muitos seguem o princípio político da não-violência.

Dia Mundial Vegano

O dia 1 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day", em inglês), que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação.
Em 2004 o evento marcou o 60º aniversário da sociedade, e o 10º aniversário do feriado.

1 de Novembro - Dia Mundial do Veganismo

O mundo tem comemorado o Dia Mundial do Veganismo a 1 de Novembro, desde o quinquagésimo aniversário da Vegan Society (Sociedade Vegana do Reino Unido) em 1994. Desde essa data que a cada ano se realizam mais e maiores celebrações, sobretudo no Reino Unido.

O veganismo vai muito além da alimentação, pois os seus seguidores não excluem apenas os produtos de origem animal da dieta (carne, peixe, ovos, leite, mel), mas também o uso de produtos derivados de animais (roupa, cosméticos, artesanato) ou de produtos testados em animais (cosméticos, medicamentos). Os veganos são ainda contra todo o tipo de exploração animal: touradas, circos com animais, caça, pesca, jardins zoológicos, etc.
Para saber mais sobre a filosofia vegana, lê o artigo.

Nos últimos anos o número de veganos tem aumentado em todo o mundo. Para muitos o vegetarianismo passou a ser apenas um degrau intermédio, que permite fazer a transição entre a dieta omnívora e o veganismo.
Tal como preconiza a Vegan Society, também os veganos defendem que a sua filosofia de vida pode fazer a diferença para a saúde, as pessoas, os animais e o meio ambiente.


Para divulgar o Dia Mundial do Veganismo, a Vegan Society criou inclusive uma página - World Vegan Day dedicada a essa data. Divulgam-se actividades que se realizam em todo o mundo para comemorar esse dia, há um fórum para partilhar ideias, disponibiliza-se material para divulgação do veganismo, entre outras coisas.


Para que possas festejar este dia da melhor forma, deixamos-te algumas ideias:
- divulga este dia em sítios, listas de correio electrónico e fóruns;
- organiza um piquenique vegano;
- organiza uma festa vegana;
- promove uma competição desportiva (futebol, voleibol, natação, atletismo) entre veganos ou aberta a todos;
- organiza palestras ou conferências sobre o veganismo;
- mostra um filme “amigo do veganismo” num local público;
- “veganiza” as receitas tradicionais da tua zona e divulga-as pelos teus amigos e familiares;
- prepara um jantar especial e convida os teus amigos;
- prepara um folheto a explicar o que é o veganismo e distribui em locais públicos;
- dá a conhecer esta data em meios de comunicação social.

Referências:
WorldVeganDay
Vegan Society
Sociedade Vegan - Portugal

outubro 11, 2011

Nutricionistas ensinam como forçar uma criança a comer animais


Embora não seja considerada uma tarefa fácil, encontrar crianças que não querem comer nennhum tipo de carne e outros alimentos de origem animal está cada vez mais comum. Mesmo crianças muito pequenas, sem conhecimento e maturidade suficientes para tomar decisões de forma consciente, rejeitam comer animais. Talvez seja a evolução natural da nossa espécie se mostrando.
Porém, um dos maiores obstáculos que surgem no caminho destes “pequenos veganos de fábrica”, é a falta de informação de grande parte dos médicos e nutricionistas. Presos a paradigmas da profissão, indicam às mães que mascarem os alimentos, se preciso, para não deixar de dar animais para que seus filhos comam. As mães, claro, entendem por decreto o que os profissionais dizem. Com razão, por medo. Foi exatamente o que aocnteceu com a jornalista Rosana Jatobá,relembre  aqui o caso dela.
Neste artigo, do site “Bolsa de Mulher”, alguns profissionais insistem na velha e ultrapassada forma de garantir o ferro e outros minerais na alimentação das crianças: carne. “Ofereça pelo menos umas dez vezes para saber se realmente ela ainda não se acostumou ao gosto do bife. Você deve insistir: as tentativas são necessárias”, diz um trecho da matéria.
Um bom profissional deve se manter atualizado. Se o seu nutricionista manda seu filho comer carne, troque de nutricionista.

Médicos endossam dieta vegana para gravidez Saudável

Vegetarianismo em pediatria

Record News: Vegetarianismo na infância




Fonte: Vista-se

outubro 09, 2011

Santuário das Fadas

Na verdade, a Terra ainda sobrevive porque existem muitas pessoas que mantêm e lutam pela energia positiva dos humanos e não humanos. Vejam o exemplo do "Santuário das Fadas" Bem hajam!

O Santuário das Fadas é um santuário de animais resgatados de situações de maus-tratos, negligência, abandono, exploração, abuso e tráfico de animais. O Santuário abriga animais diversos como aves, suínos, cães, gatos, coelhos, porquinhos da índia, cabras, eqüinos, bovinos, entre outros. Somos uma associação civil que luta pela libertação animal, sua preservação e conservação. O Santuário é uma entidade sem fins lucrativos que visa somente defender o direito e a vida dos animais.

outubro 04, 2011

Dia Internacional do Animal

Hoje é dia da pessoa não-humana, dia de pensar nos direitos dos animais. E não existe ação mais eficaz para os dia dos animais do que deixar de comê-los. Tornar-se vegano é a ação mais eficaz porque essa é a ação mais recorrente em nossas vidas.

Deixo aqui com os leitores esse vídeo do projeto Muda o Mundo, da Associação Pelos Animais de Portugal. Reflita e faça a transição para o veganismo hoje mesmo.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DO ANIMAL!



by Lobo Repórter

agosto 12, 2011

ILHAS FAROE - UMA VERGONHA PARA A HUMANIDADE


Na desenvolvida Dinamarca, acontece anualmente espetáculo de barbárie contra baleias
Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Muitos ficaram legitimamente aborrecidos com a presunção de estrangeiros de que poderiam tomar conta da Amazônia melhor do que nós, os brasileiros. Vários países do chamado “primeiro mundo”, que já acabaram há tempos com suas florestas, agora posam de defensores do planeta e arrogam-se o direito de interferir em territórios que não são deles, mensagem expressa, por exemplo, pelo New York Times na reportagem “De quem é a Amazônia, afinal?” (clique aqui para ler notícia sobre o assunto).
Em que se pese o Brasil continuar se mostrando incapaz de controlar o desmatamento na região, o que muitos defendem é que não se deve confundir ajuda com ingerência.
O curioso é que, em alguns desses países que se colocam como avançados em todos os sentidos, perpetram-se crimes contra a natureza que, no caso deles, não podem sequer ser justificados pelos clamores da sobrevivência.
Agora mesmo, vem circulando pela internet um e-mail que mostra fotos de um banho de sangue, este derramado de baleias, nas Ilhas Feroe. Para quem nunca ouviu falar delas – e isso não seria incomum -, salva-nos a Wikipédia: “As ilhas Feroe ou “ilhas das Ovelhas” são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47 mil pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior - Streymoy - está localizada a capital, Tórshavn.”
Nesse local, como se vê, ligado à próspera e desenvolvida Dinamarca, é realizado um evento todos os anos que inclui encurralar centenas de baleias à beira d´água, para depois ter o prazer de exterminá-las a golpes de facas. Crianças costumam ser dispensadas das escolas nesse dia, para acompanhar o “divertimento”, que funciona como uma espécie de ritual de passagem dos rapazes à idade adulta (veja fotos no final da matéria).
Já circula uma petição na internet pedindo providências para acabar com tal barbárie. “Essa caça esportiva é uma prática que foi abandonada em todo o mundo há muitas décadas, e agora é considerada ilegal em muitos outros países europeus”, diz o texto da petição.
“Os habitantes das Ilhas Feroe não têm necessidade da carne de baleia para a subsistência, e muito da carne é deixada para apodrecer e é jogada fora. Ela não pode ser exportada, pois está poluída com metais pesados e outras toxinas e, assim, não atende os padrões de saúde da União Européia para alimento para consumo por humanos”, prossegue. (Para conferir o texto completo, em Inglês, clique aqui)
Em julho de 2000, a organização Sea Shepherd, que dedica-se à proteger as formas de vida marinhas, velejou até as Ilhas Feroe para intervir na matança anual de baleias pilotos. Conseguiu que o massacre fosse levado às primeiras páginas da mídia européia e, melhor que isso, passou a fazer pressão econômica sobre as companhias que ainda compravam alimentos do mar com origem nas Feroe, o que representa 90% da economia local, com predominância das compras feitas pelo gigante holandês Unilever.
“Acima de 20 mil pontos de venda a varejo europeus cancelaram os seus contratos de pesca a pedido da Sea Shepherd”, informa o portal da entidade.
A luta está, porém, longe de um final feliz. “Na Noruega isso acontece também; é um problema cultural”, disse a AmbienteBrasil Cristiano Pacheco, coordenador jurídico da Sea Shepherd no Brasil. “É um espetáculo de horrores, eles abrem o pescoço dos animais de fora a fora e os deixam agonizando na beira da praia, onde as pessoas ficam aplaudindo”, completa o advogado, para quem é “inacreditável” que aconteça algo assim no mundo em pleno Século XXI.

QUEM SÃO OS ANIMAIS ? - algo vai podre no reino da Dinamarca!




agosto 09, 2011

A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida - Gary Yourofsky

Palestra inspiradora de Gary Yourofsky, na íntegra, sobre direitos animais e veganismo, realizada na Universidade Georgia Tech, nos EUA, no verão de 2010. Ouça a esse sensacional palestrante que vai desmitificar mitos,inundar sua mente com fatos interessantes e ajudá-lo a fazer escolhas éticas para ter um coração e uma alma mais saudáveis . Seu estilo carismático de discurso é único e tem de ser visto por qualquer um que se preocupe com animais ou que deseje transformar o mundo um lugar melhor.

julho 22, 2011

The Animals Save the Planet - All 11 Cartoons

The animals save the planet
“The Animals Save the Planet” is a series of 11 funny cartoons from “Animal Planet“, where animals provide tips on how to live an eco-friendly lifestyle. Enjoy!

All the videos were taken from YouTube for informational purpose.

Video Credits goes to Animal Planet & Discovery Communications. Please contact if the credits are inaccurate or need to be changed.

Eco-friendly cartoons from animal planet

1) Help save their planet, eat a balanced diet

“The more meat we eat, the more cows there are producing greenhouse gases.”


2) Help save their planet, use only the water you need

“Perhaps it might be nicer to think of others before you use up all the water.”


3) Help save their planet, use biodegradable products

“Do give a thought to where our rubbish goes.”


4) Help save their planet, use energy saving bulbs

“Energy saving bulbs use one fifth of the energy of ordinary bulbs.”


5) Help save their planet, recycle all you can

“If animals can recycle, so can we.”


6) Help save their planet, don’t waste energy

“Definitely not a couple of bright sparks.”


7) Help save their planet, insulate your home

“Is your heating turned up too high?”


8) Help save their planet, turn off what you don’t use

“What we leave on standby not only produces greenhouse gases but can also keep some of us awake at night.”


9) Help save their planet, avoid using plastic bags

“We can all bring our own bags when we go shopping.”


10) Help save their planet, use recycle bin

“Don’t you just hate it when someone else’s rubbish ruins your lunch break.”


11) Help save their planet, cut your emissions

“I think we can all agree, cycling produces no emissions and it’s good for you.”


The Animals Save the Planet - All 11 Cartoons

julho 12, 2011

Carne É Fraca


A Carne É Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa. “Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.” – Sinopse feita pelos produtores.

julho 06, 2011

Guia De Compras Ecológicas E Sem Crueldade Animal / Ecological And Cruelty-Free Shopping Guide:


Guia De Compras Ecológicas E Sem Crueldade Animal / Ecological And Cruelty-Free Shopping Guide:

1. Limpeza doméstica
2. Higiene e cosméticos
3. Vestuário
4. Calçado
5. Alimentação
6. Electrodomésticos
7. Aparelhos electrónicos
8. Artigos de escritório
9. Automóveis
10. Habitações
11. Informações úteis


1. Limpeza doméstica:




1.1. Supermercados:


- Todos os produtos neste link da Quercus, estão à venda em supermecados a preços acessíveis: http://e-loja.quercus.pt/scid/eStore/defaultproductCategoryViewOne.asp?productCategoryId=340


1.2. Lojas de produtos naturais:


- Marca Sonett (http://greenfibres.server101.com/sonett/sonett_key.php): À venda em lojas de produtos naturais e online aqui http://www.cemporcentovegan.pt/store.php?cat=16&par=0


- Marca Bio-D (www.biodegradable.biz): à venda em lojas de produtos naturais e online aqui http://www.ecoescolhas.com/67-limpeza-ecologica,



2. Higiene e cosméticos:


2.1. Supermercados:

- Nívea, não testa em animais e lançou recentemente a gama Pure & Natural, que tem produtos 95% de origem vegetal (com Maquilhagem:http://www.nivea.pt/Produtos/sets/Pure%20Natural)





- A Corine de Farme, também não em animais, e lançou recentemente a gama Woman, que tem produtos entre 95% e 99% de origem vegetal:http://www.corinedefarme.com/#/home


- A Confiança fabrica sabonetes vegetais, não testa em animais, é extremamente barata e existe à venda em qualquer supermercado: www.confiancasoaps.com




- A Biopha Nature, também parece ser muito boa (http://www.vitarmonylportugal.com/os-nossos-productos/biopha-nature-1).
> Aqui a página de Facebook: http://www.facebook.com/pages/Biopha-Nature-Portugal-Higiene-pessoal-biol%C3%B3gica-/146700392033444?sk=info


- A Naetura, preconiza preços altos, mas é de facto uma das melhores em termos de qualidade (à venda no Jumbo): http://www.kalma-organics.com/


- Nos supermecados LIDL, temos a marca Sahuda Nature, de baixo custo:http://ritavegan.blogspot.com/2011/02/produtos-de-higiene-vegan-de-baixo.html




- No Pingo Doce, óleo de amêndoas doces puro, 100ml a 89 cêntimos:




- No que toca a lâminas, ainda não tenho conhecimento de nenhuma que não seja testada em animais, mas a marca Gillette, anda a ceder à pressão dos consumidores e tem estado a substituir parte dos animais por tubos de ensaio para testar as lâminas, portanto acho que, dentro das cruéis, a Gillette será a menos cruel:http://www.gillette.com/pt/PT/home.aspx


2.2. Lojas de produtos naturais:


- A loja O Boticário, não testa em animais e de há um tempo para cá, tem tido algumas preocupações ambientais, desenvolvendo produtos mais ecológicos (com Maquilhagem: http://internet.boticario.com.br/portal/site/Produto/).
> Aqui a página de Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001608987051




- A Yves Rocher, só não tem o selo de aprovação da Vegan Society porque utiliza mel e cera de abelha em alguns dos seus produtos, de resto, é tudo natural e vegetal, e é uma empresa com imensas preocupações ambientais, procurando desenvolver produtos o mais amigos do ambiente possível (com Maquilhagem:http://www.yrportugal.eu/yvesrocher.html).
O chato em relação à Yves Rocher é que só funcionam por encomendas, e o valor destas tem, obrigatoriamente, de ser superior a €35, mas vale mesmo a pena.
> Aqui o catálogo:http://www.yvesrocher.pt/novo/img_upload/campanhas/2011Promo06/inicio.html)


- A Faith In Nature, é aprovada pela Vegan Society e considerada uma das melhores em todo o mundo (http://www.faithinnature.co.uk/).
> E aqui: http://www.centrovegetariano.org/loja/


- A loja online 100% Vegan, onde todos os produtos comercializados por esta empresa portuguesa, são aprovados pela Vegan Society:http://www.cemporcentovegan.pt/store.php?cat=28&par=0




- Há ainda as seguintes opções online:
> Eco-Escolhas (com Maquilhagem): http://www.ecoescolhas.com/31-maquilhagem
> Pegada Verde (preços altos): http://www.pegada-verde.pt/index.php/cosmetica-biologica.html


2.3. Receitas caseiras:


- Margarida Mateus (Receitas várias): http://www.facebook.com/notes/margarida-mateus/-receitas-caseiras-de-cosm%C3%A9ticos-e-detergentes-naturais/204744262877046


- Rita Vegan (Champôs e desodorizantes):http://ritavegan.blogspot.com/2011/03/champo-e-desodorizante-caseiros.html




- Rita Vegan (Pasta de dentes): http://ritavegan.blogspot.com/2010/11/pasta-de-dentes-natural-e-caseira.html


- Rita Vegan (Gel duche e gel de mãos): http://ritavegan.blogspot.com/2011/05/gel-duche-e-gel-de-maos-caseiros.html


- Bálsamo para lábios: http://www.pvsoap.com/recipe_vegan_lip_balm.htm


- Magia e Beleza (mencionam alguns ingredientes de origem animal por não se tratar de uma site vegan): http://www.astrologosastrologia.com.pt/magia_beleza.htm


3. Vestuário:




- Por actualizar.


4. Calçado:




- A marca de sapatos NAE, tem preços altos e pouca variedade, mas alta qualidade e durabilidade (http://www.nae-vegan.com/).


5. Alimentação:




5.1. Supermercados:


- No ALDI (saiba qual o Aldi mais próximo de si, aqui:
http://www.aldi.pt/ADR_PT/index.shtml
), leite de soja e arroz, de produção biológica e sem açucar adicionado, a 87 cêntimos o litro:





- Natas de soja de baixo custo, com boa consistência, todas entre os 75 e os 95 cêntimos:
> Jumbo: marca Joya (sem OGM)




> Continente: gama Área Vida do Continente




> Pingo Doce: marca Pingo Doce




5.2. Lojas de produtos naturais:


- Por actualizar.


5.3. Receitas caseiras:


- Por actualizar.


6. Electrodomésticos:




- Por actualizar.


7. Aparelhos electrónicos:




- Por actualizar.


8. Artigos de escritório:




- Por actualizar.


9. Automóveis:




- Por actualizar.


10. Habitações:




- Novo Habitat Casas Ecológicas: http://www.novohabitat.com.pt/eco.html


- Condomínio Terrazzo (Setúbal):http://clientes.netvisao.pt/socieact/TERRAZZO/HOME.html


- Dicionário da casa ecológica:http://www.entreparticulares.com.br/artigos/dicionario-casa-ecologica-casa-bio


- Casas auto-suficientes:http://www.casasdemadeirainformacao.com/casas%20ecologicas.htm#ecologica


- Diagrama da casa sustentável: http://ritavegan.blogspot.com/2011/01/diagrama-da-casa-sustentavel.html


11. Informações úteis:




11.1. Marcas anti-ecológicas, tóxicas, criminosas, monopolistas e desprovidas de qualquer senso de ética:


- L'Oreal (Maybeline, Body Shop, Elvive, Garnier, etc -> http://www.kalma-organics.com/WebRoot/StoreES/Shops/ea2345/48A3/0004/0AD3/ABA6/66FD/D94C/8776/1EEC/L_0027_Oreal_0020_accused_0020_of_0020_using_0020_banned_0020_chemicals.pdf e http://www.facebook.com/photo.php?pid=643547&l=5c0e7bbcf3&id=100000656421084)


- Unilever (Gelados Olá, Becel, Dove, H&S, Pantene, Lipton, etc ->http://www.mindfully.org/Industry/Unilever-Mercury-India.htm ehttp://www.facebook.com/photo.php?pid=504416&l=e3d7f4753c&id=100000656421084)




- Coca-Cola (líquido nefasto para o nosso organismo e para o solo terrestre; e cúmplice de imensas mortes na Índia, Colombia e alguns países árabes ->http://www.indiaresource.org/campaigns/coke/2006/cokepoisoning.html ehttp://www.facebook.com/photo.php?pid=430446&l=adc3b33e66&id=100000656421084)


- McDonald's (http://www.youtube.com/watch?v=4IGtDPG4UfI&feature=fvst)


- Nestlé (exploração laboral infantil, poluição ambiental, ingredientes “alimentares” nefastos para a saúde humana, etc -> http://www.digitaljournal.com/article/289481, http://www.breastfeeding.com/advocacy/advocacy_boycott.html ehttp://www.facebook.com/photo.php?fbid=184382438260302&set=a.177722095593003.38874.100000656421084&type=1#!/photo.php?fbid=184382438260302&set=a.177722095593003.38874.100000656421084&type=1&pid=504421&id=100000656421084)




- Nike e Adidas (trabalho laboral infantil e sacrifício de animais, nomeadamente cangurus -> http://www1.american.edu/ted/nike.htm e http://www.scribd.com/doc/28284712/Adidas-and-kangaroo-killing)


- Lojas chinesas (isto porque como costumo dizer, a China é mesmo o inferno para os animais aqui na terra, e comprar Made In China é estar a dar mais força à sua economia, que já é um grande monstro por si só, e que consome uma fatia de tamanho abismal de recursos naturais, que podia muito bem servir de abastecimento a países onde crianças morrem por falta de 2 litros de água ao dia, ou um pratinho de arroz ou batata. -> vídeo chocante: http://www.youtube.com/watch?v=dyLZnZf5-80)


11.2. Testes em animais:




- Lista das empresas que testam em animais:http://empresastestes.blogspot.com/2010/07/empresas-que-testam-em-animais.html


- Lista das empresas que Não testam em animais:
http://empresastestes.blogspot.com/2010/07/empresas-que-nao-testam-em-animais.html





- Sites:
> Site de imagens de experimentação animal:http://www.animalexperimentspictures.com/
> Site com a descrição dos testes em animais mais comuns:http://www.aila.org.br/denuncias_testes.htm


11.3. Lojas de produtos naturais:



- Lista de lojas online de produtos vegan, ecológicos e naturais:http://www.centrovegetariano.org/Article-302-Lojas%2Bonline%2Bde%2Bprodutos%2Bveganos%252C%2Becol%25F3gicos%2Be%2Bnaturais.html


- Lista de lojas físicas de produtos naturais: http://www.centrovegetariano.org/Lista-1-Lojas%2Bde%2BProdutos%2BNaturais.html


11.4. Vídeos de consciencialização:


- “Earthlings”, vídeo sobre a crueldade da indústria animal (versão censurada, sem imagens chocantes): http://blip.tv/file/4611026



- "Meet Your Meat", vídeo sobre a crueldade da indústria animal (extremamente violento): http://www.youtube.com/watch?v=Ple_syJmAoA


- “28 Coisas Que Deve Saber Acerca Do Leite De Vaca”, vídeo sobre a verdade acerca dos lacticínios: http://www.youtube.com/watch?v=D2J6phADJvY


- “Uma Vida Interligada”, vídeo sobre a importância de se ser vegan ou vegetariano:http://www.youtube.com/watch?v=eSWh9RLWpcg


- “Carne E O Meio Ambiente”, vídeo sobre o impacto do consumo de carne no ambiente: http://www.youtube.com/watch?v=7zeU8ti-p7o


- "11th Hour", vídeo de consciencialização ecológica:http://video.google.com/videoplay?docid=-7008000065780397277&hl=en#


11.5. Textos de consciencialização:



11.6. Dicas ecológicas para o seu dia-a-dia:




- 365 coisas que posso fazer para diminuir a minha pegada ecológica:http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/


- Atitude Sustentável: http://atitudesustentavel.uol.com.br/


- Cala-te e poupa!: http://calateepoupa.blogspot.com/


- EcoCasa: http://www.ecocasa.pt/


- Eco-Gaia Ambiente: http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?PHPSESSID=000616864fa488ad8f9d62920278b5a9&board=64.0


- Eco Meios: http://www.ecomeios.com/main.html


- Eco Condução Portugal: http://www.ecoconducao-portugal.pt/


- Green Living Tips and Ideas: http://www.getgreenliving.com/


- Green Living Tips: http://www.greenlivingtips.com/


- Lunette: http://www.lunette.com/pt/




- Meu Mundo Sustentável: http://meumundosustentavel.com/blog/


- O que é a Microgeração?: http://www.microgeracao.info/index.php/microgeracao


- Pesar Eco: http://pensareco.blogspot.com/


- Solar Cooking: http://solarcooking.org/portugues/planos.htm


- The Energy Resources: http://www.theenergyresources.com/
Texto de Rita André, com a cordial colaboração de CorAcção Actividades Sociais.

Rita André:
- Blog: http://www.ritavegan.blogspot.com
- Facebook: http://www.facebook.com/ritavegan

CorAcção Actividades Sociais:
- Blog: http://www.coraccao.blogspot.com/
- Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001240343740&ref=ts#!/profile.php?id=100001240343740&sk=info



Nota: Este texto pode e deve ser partilhado, e irá sendo actualizado conforme nos cheguem mais informações.

Guia De Compras Ecológicas E Sem Crueldade Animal / Ecological And Cruelty-Free Shopping Guide: